Desde Novembro de 2009 que sou seguidora assídua do blog da jornalista Isabel Coutinho, pois participei numa acção de formação sua, intitulada "Literatura na Internet".
Isabel Coutinho é jornalista do jornal Público, estando este blog associado ao mesmo. Desde 1996, a jornalista assina semanalmente a coluna Ciberescritas sobre o futuro dos livros, a presença de escritores na Internet e a relação entre as novas tecnologias e a literatura.
É um blog constantemente actualizado e de grande utilidade, na minha opinião, tanto a nível académico como pessoal, principalmente.
Ana Raquel Coelho
No mesmo âmbito, aconselho também a visualizarem mais dois blogues associados ao jornal Público, os quais:
- EDUCAR EM PORTUGUÊS (sobre livros, sistema educativo, reformas, tempos livres, pais, filhos e escolas, das autoras Ana Soares e Bárbara Wong)
- PÁGINA 23
Este é um texto da revista "Visão" que nos dá a conhecer os vários tipos de bullying e ainda os vários sinais que os adolescentes manifestam quando são vitimas de violência prolongada por parte dos colegas da escola.
Ao realizar uma breve pesquisa na Internet, encontrei um site em que a base é a Educação. O site www.educare.pt publica diariamente assuntos relacionados com a educação, sejam eles artigos ou noticias. Como tal, e acedendo à pasta Opinião, encontrei um artigo intitulado "As crianças e a televisão: riscos" fazendo uma ponte de ligação à próxima matéria que irá ser leccionada pela docente Helena Camacho. O texto aborda os aspectos negativos que possam ter impacto nas crianças se estas não forem controladas ao nível da violência, da obesidade, nos comportamentos de risco, nas alterações dos padrões e sono, entre outros.
Aqui fica a sugestão.
Este é um site que vale a pena explorar.
É um site, onde podemos realizar jogos educativos, sobre a Língua Portuguesa, História, Matemática, entre outros.
O site foi criado no âmbito de um projecto escolar, realizado na Escola Básica 2 e 3 Paulo da Gama.
"Nestas páginas podes treinar os teus conhecimentos de Língua Portuguesa ( e não só) de uma forma descontraída e divertida.
Podes repetir os exercícios as vezes que quiseres sem usar papel e lápis.
Clicando em cada um dos separadores na barra de navegação podes ver os jogos organizados por assunto, ou por tipo de jogo, e ainda alguns passatempos que não estão directamente relacionados com a língua portuguesa.
Os jogos da Forca sobre os temas Animais, Frutos e Profissões contaram com a colaboração e o entusiasmo da Salomé Moreira Trigo, de Vila Nova de Gaia, a quem são especialmente dedicados.
*Jogos da Forca sobre alimentação saudável - em português e em inglês, contributo dos alunos da professora Isabel Catalão da Escola E.B. 2.3 Quinta de Marrocos
*Três Jogos da Glória sobre obras literárias e um sobre Conhecimento da Língua - 5º ano, contributo do professor José Cerca, da Escola E.B.2,3 de Arouca
Os Jogos de História e Geografia de Portugal resultaram da colaboração do Professor Carlos Carrasco.
Alguns dos conteúdos deste site foram criados no âmbito de um projecto realizado na Escola Básica 2 e 3 Paulo da Gama."
A iniciativa "Conta-nos uma história!" - Podcast na Educação é um concurso promovido pelo Ministério da Educação que promove a concepção e desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo que decorram da produção colaborativa ou do reconto de histórias já existentes. O uso das TIC é um incentivo para toda a comunidade envolvente neste concurso!
Estive a ler o artigo e considerei esta frase um tanto importante: "O apoio dos pais não deve consistir apenas em comentários encorajadores. Há muitos aspectos práticos na preparação para exames que dependendo da idade dos filhos estão ao alcance dos pais".
Os pais têm um papel fundamental na educação dos filhos, cabendo-lhes a disponibilidade para os ajudar em eventuais duvidas ou mesmo apenas como ouvintes. Sabemos que hoje em dia faltam-lhes sobretudo paciência e compreensão. Mas o simples facto de se mostrarem interessados pela educação dos seus filhos, se se mostrarem abertos e prestes a colaborar, mesmo sabendo que nem sempre as notas esperadas são aquelas alcançadas, estes serão então alguns ingredientes que poderiam originar um "delicioso bolo" de resultados positivos.
Cabe-nos a nós, pais e futuros pais, dar o nosso contributo para que se alcancem resultados positivos e frutuosos!
Ao longo deste ano lectivo o Centro de Competência TIC da EDUCOM promove um ciclo de workshops com o objectivo de promover a utilização das TIC em contexto educativo.
Nos dias 19 e 20 de Novembro 2010 decorrerá no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o I Encontro Internacional TIC e Educação.
Este encontro tem como principal finalidade proporcionar um espaço de reflexão sobre práticas de integração e inovação curricular nas escolas portuguesas e em outros contextos de formação e aprendizagem.
A revista Educação, Formação & Tecnologias é um projecto editorial de natureza científica que visa promover e divulgar actividades de reflexão, investigação e intervenção no domínio das TIC na Educação e na Formação.
Esta revista conta ainda com vários contributos sobre os mais variados temas sobre a educação nas escolas e o apoio das tecnologias em salas de aula.
Este é um dos exemplos que li e apreciei muito: "O computador portátil no ambiente de sala de aula numa escola do Alentejo Litoral" Por: Fernando dias Batista
O Centro de Competência em Tecnologias e Inovação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, vai realizar no próximo dia 29 de Novembro, às 16h00 um seminário subordinado ao tema "A utilização das TIC em Contextos Educativos".
A entrada é livre, mas sujeita a incrição prévia.
A escolinhas.pt é uma plataforma educativa, lúdica e social, baseada em ferramentas Web 2.0 simplificadas para crianças entre os 6 e 12 anos.
Nesta plataforma os alunos dispõem de ferramentas para, individual ou colaborativamente, realizarem trabalhos, acesso a uma rede social fechada e segura, troca de mensagens em tempo real, mensagens de correio electrónico, etc. Tudo isto permite uma maior proximidade entre toda a comunidade educativa.
Site de jogos didáticos direccionados para o pré-escolar e 1º ciclo, com opção Inglês e Francês.
Útil para explorar com as crianças diferentes áreas como: Matemática, Ciências, Artes, entre outras.
O programa visa a promoção e o desenvolvimento da língua portuguesa, através da concessão de apoios a actividades executadas por entidades externas à Fundação, bem como através de iniciativas próprias.
No âmbito dos apoios concedidos, destacam-se o incentivo a bibliotecas escolares e públicas e o apoio à realização de congressos, conferências e seminários sobre a língua e a literatura portuguesas.
O site "Leituras" foi criado com o objectivo de desenvolver o gosto pela leitura e o conhecimento sobre o que se edita em Portugal. No site estão incluídas várias rubricas: "Rol de livros" - com recensões críticas a obras publicadas desde a década de 60; "Catálogo" - obras do Plano de Edições; "Boletim Cultural" - com todos os Boletins publicados e respectivos conteúdos.
No âmbito deste Programa Gulbenkian foram criados os projectos, "Diversidade Linguística", e "A Casa da Leitura".
A Fundação organiza ainda a iniciativa "Clássicos na Gulbenkian", que pretende divulgar os clássicos da literatura universal ao grande público, mas procurando sobretudo cativar o público estudantil. A inicitiva tem lugar no mês de Maio, na sede da Fundação.
Algumas das actividades deste Programa Gulbenkian podem ser encontradas em Bolsas e Subsídios, Prémios e Programas e Projectos.
"Estudo europeu salienta novos riscos para adolescentes num mundo de redes sociais"
Estudo relacionado com o inquérito europeu sobre segurança online, realizado por uma agência de estudos de Mercado independente, a Cross Tab, durante o mês de Janeiro de 2009.
Dia 29 de Outubro vai realizar-se no Barreiro um seminário sobre a questao acima referida. O mesmo terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, a partir das 21h.
Video sobre os sete pilares da educação segundo a teoria de Edgar Morin. Uma forma de termos directrizes para nos prepararmos melhor para o nosso futuro enquanto docentes.
Neste link podemos perceber e reflectir acerca de como a música clássica pode promover diversas emoções na criança, proporcionando uma interacção directa entre os intérpretes e os bebés com a música
Este site apresenta-nos um estudo sobre "As crianças e a Internet: usos e representações, a família e a escola". O objectivo deste estudo é conhecer os usos e representações que as crianças constroem em relação à Internet no contexto de escola e de família. Para a obtenção dos resultados deste estudo foi realizado um inquérito a crianças/jovens e uma entrevista que englobava também as respostas de pais e professores. Os resultados foram condensados num relatório, disponibilizado (na sua totalidade) no separador "Publicações".
Através deste site, podemos compreender melhor a relação quotidiana das crianças/jovens com a Internet, em Portugal. Este conhecimento torna-se muito importante, tanto como educadores/professores e pais.
Apresenta-se com uma linha de tempo para as postagens , abarcando uma infinidade de assuntos que vão desde diários , piadas, links, notícias, poesias, artigos, idéias, fotografias e tudo mais que seja possível para sua atualização.Quando “no ar” , isto é, postado na web, qualquer pessoa pode acessá-lo.
Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas.A melhor vantagem , é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve!
“Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes.” (Platão. A República, VII)
Este artigo dá-nos conta do importante papel que os meios informáticos têm na prática pedagógica, focando-se num recurso em especial: o blog.
Apresenta, igualmente, algumas das situações em que o mesmo pode ser utilizado em contexto sala de aula de forma a desenvolver as capacidades cognitivas dos alunos de uma forma criativa e interessante.