Skip to main content

Home/ History Teachers/ Contents contributed and discussions participated by Eduardo Medeiros

Contents contributed and discussions participated by Eduardo Medeiros

Eduardo Medeiros

A tinta vermelha discurso de Slavoj Zizek aos manifestantes do Occupy Wall Street - 0 views

  •  
    Slavoj Žižek visitou a Liberty Plaza, em Nova Iorque, para falar ao acampamento de manifestantes do movimento Occupy Wall Street (Ocupe Wall Street), que vem protestando contra a crise financeira e o poder econômico norte-americano desde o início de setembro deste ano.
Eduardo Medeiros

Emir Sader relembra o 11 de setembro do Chile - 0 views

  •  
    Não era a primeira vez que eu despertava com os ruídos dos aviões sobrevoando a região. Dois meses e meio antes, no final de junho, tinha vivido essa circunstância angustiante. Tinha descido correndo até o Palácio da Moeda, que ficava a duas quadras do prédio de apartamento central onde eu morava. A imagem era a que voltaria a presenciar poucas semanas depois: tropas cercando o palácio presidencial. Setores das FFAA mais radicalizados forçavam o resto das instituições militares a acelerar o golpe em preparação. Mas as condições não estavam dadas, a tal ponto que o Comandante-em-chefe das FFAA ainda era leal a Allende - Carlos Prats, que percorreu todos os quartéis rebelados e, com argumentos e força moral, conseguiu a rendição dos golpistas.
Eduardo Medeiros

Julio vive e morre A prisao do guerrilheiro Celso Lungaretti - 0 views

  •  
    Em 1970 Celso Lungaretti, codinome Júlio, foi preso pela repressão militar. Além das bárbaras torturas que lhe deixaram surdo de um ouvido. Ainda teve que sobreviver durante anos sendo chamado de traidor pelos companheiros de Esquerda porque aceitou participar da encenação de um falso arrependimento na TV, armada pela ditadura militar como forma de propaganda contra a "subversão". Depois de 40 anos ele conseguiu provar sua inocência. Abaixo o relato do dia em que ele foi preso. O dia que mudou sua vida para sempre.
Eduardo Medeiros

Dia da Consciencia Negra A historia da menina Ruby Bridges - 0 views

  •  
    Com 6 anos de idade, Ruby tornou-se voluntária, pelos seus pais, para participar de um procedimento de integração em uma escola de "All-Whites". O acontecimento foi proporcionado pela NAACP - Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor -, tornando Ruby a primeira aluna afro-americana em um escola no sul, chamada "William Frantz Elementary School", de Nova Orleans. Sem dúvida, em palavras o acontecimento tem seus méritos. Contudo, o que pensar se observamos a famosa foto ao lado? Antes de Ruby chegar ao colégio pela primeira vez, os pais entraram nas salas e retiraram seus filhos do local. Os professores também se recusaram a dar aula, com exceção de uma, chamada Barbara Henry. A menina de 6 anos teve "aulas particulares" na escola durante aproximadamente 1 ano com essa professora.
Eduardo Medeiros

A Guerrilha Zapatista - 4 views

  •  
    Movimento Zapatista inspirou-se na luta de Emiliano Zapata contra o regime autocrático de Porfirio Díaz que encadeou a Revolução Mexicana em 1910. Os zapatistas tiveram mais visibilidade para o grande público a partir de 1 de janeiro de 1994 quando se mostraram para além das montanhas de Chiapas com capuzes pretos e armas nas mãos dizendo Ya Basta! (Já Basta!) contra o NAFTA (acordo de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá) que foi criado na mesma data. O movimento defende uma gestão democrática do território, a participação direta da população, a partilha da terra e da colheita.
Eduardo Medeiros

Zoya Kosmodemyanskaya a guerrilheira simbolo da luta contra o nazismo - 0 views

  •  
    Zoya Kosmodemyanskaya nasceu no dia 13 de setembro de 1923, na província de Tambov, na União Soviética. Seu nome é uma referência aos santos Cosme e Damião (Kosma e Demyan, em russo). Aos seis anos, sua família muda-se para a Sibéria, onde Zoya tem uma parte de sua infância em grande contato com a natureza. Aos oito anos, nova mudança. Dessa vez para a capital, Moscou. É lá que Zoya inicia sua formação política, ingressando nas Pioneiras, a organização responsável pelos primeiros ensinamentos socialistas às crianças e jovens de oito a quinze anos. Aos dez anos, seu pai morre precocemente.
Eduardo Medeiros

comunistas - Senado denuncia trabalho escravo no Mc Donalds - 0 views

  •  
    Agora é oficial! O Senado denunciou aquilo que todos já sabiam e fingiam que não viam: a maior empresa de fast-food do mundo explora trabalho escravo no Brasil. Isso acontece em todos os restaurantes. É a regra, não é a exceção. Ah, mas o lanche é tão gostoso, não é mesmo. Querem testemunhas? Perguntem aos milhares de ex-funcionários, como eu, que perderam anos preciosos de sua vida para dar lucro a uma empresa que tem coragem de pagar menos que um salário-mínimo. Envergonho-me de morar num país que somente agora percebe o trabalho escravo oficial e generalizado dentro de uma das empresas multinacionais mais conhecidas do mundo. Reproduzo abaixo post do Blog do Altamiro Borges e o vídeo feito com depoimentos dos funcionários.
Eduardo Medeiros

Mário Kosel Filho: o jovem soldado que se tornou martir da extrema-direita br... - 0 views

  •  
    Ontem (13/11/2011) um homem reacionário conversou comigo no twitter. Ele me falou sobre Mário Korel Filho, jovem soldado que foi morto num atentado da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) ao QG do II Exército, em São Paulo, em 26/06/1968. Já conhecia essa história. Li sobre isso no livro de Alfredo Sirkis, Os Carbonários, leiam o trecho abaixo
Eduardo Medeiros

comunistas - Dez conselhos para os militantes de esquerda por Frei Betto - 0 views

  •  
    Verifique periodicamente se você é mesmo de esquerda. Adote o critério de Norberto Bobbio: a direita considera a desigualdade social tão natural quanto a diferença entre o dia e a noite. A esquerda a encara como uma aberração a ser erradicada.
Eduardo Medeiros

Ditadura Militar: O assassinato de Marighella - 0 views

  •  
    Dia 4 de novembro foi celebrado o aniversário da morte de Carlos Marighella. Líder da ALN, Marighella foi assassinado na Alameda Casa Branca em São Paulo. Abaixo eu reproduzo um trecho do livro Olho por olho do jornalista Lucas Figueiredo. Ele comenta partes do ORVIL, livro secreto do Exército descoberto em 2007 (mais detalhes no post Para o Exército PT seria incubadora de terroristas) em que a morte do guerrilheiro é descrita com detalhes.
Eduardo Medeiros

A espetacularização da barbárie - 0 views

  •  
    Mal a humanidade inicia a sua caminhada pelo século XXI adentro e os sinais exteriores da barbárie reclamam seu perverso protagonismo no dia a dia de todos nós cidadãos e começam a pontuar, a se destacar, nos grandes feudos de comunicação em massa. O capitalismo perdeu a compostura de vez e escancara para quem quiser ver a verdadeira natureza de suas entranhas.
Eduardo Medeiros

Na Revolução Sandinista se fez televisão - 0 views

  •  
    Durante toda a década de 1980, esteve no ar o Sistema Sandinista de Televisão, fruto da rebelião vitoriosa na Nicarágua. A experiência, pouco conhecida e agora resgatada, foi destruída com a vitória da direita em 1990.
Eduardo Medeiros

Pedro Lobo: militar, guerrilheiro, militar - 0 views

  •  
    Conheça a trajetória do companheiro de organização de Dilma Rousseff que ousou enfrentar à bala os militares durante os Anos de Chumbo. A história completa você encontra no livro Pedro e os Lobos
Eduardo Medeiros

Malditos comunistas! Por José Roberto Torero - 0 views

  •  
    Em Cuba, se você tiver aptidão para o esporte, vai poder se desenvolver com total apoio do estado. Pô, assim não vale! Do jeito que eles fazem, com escolas para todos, professores especializados e centros de excelência gratuitos, é moleza. Quero ver é fazer que nem a gente, no improviso. Aí, duvido que eles ganhem de nós. Duvido!
Eduardo Medeiros

A chegada de um trem na Rússia: "-É ele, é Lênin!" - 2 views

  •  
    ustamente para as primeiras festas da Páscoa revolucionária, o governo provisório anuncia distribuições excepcionais de manteiga, farinha e leite nas grandes cidades. A multidão, que já se comprime nas igrejas, poderá festejar em regime republicano a ressurreição de Cristo com gigantescos ovos vermelhos. Precisamente naquele dia, um trem chega ao anoitecer à estação da Finlândia. Na Rússia, é um costume bem arraigado acompanhar os amigos até a estação, bem como lá ir receba-los; mas para Lênin, que acaba de atravessar a Alemanha, seus partidários desconhecidos, que se multiplicam de hora em hora, fizeram as coisas direito. Como as fábricas estão fechadas para as festas, os operários convocados estão presentes, e, pela primeira vez, as célebres tripulações da frota do Báltico, vindas de Kronstadt. Dispuseram-se na plataforma auriflamas e rosas em profusão, O presidente do Comitê Executivo do Soviete da capital, Tchekheidze, espera em pessoa, de péssimo humor, após ter atravessado a praça por entre uma imensa multidão.
Eduardo Medeiros

Clipe System Of A Dilma vira hit no twitter - 0 views

  •  
    Na noite de ontem (26/10/2011), o clipe-montagem System of a Dilma alcançou os trending topics do Twitter. O vídeo mistura o clipe Chop Suey da banda armeno-americana System of a Down e um discurso de Dilma e Lula às vésperas das eleições presidenciais de 2010. Não sei se a intenção dos autores: FAROFF e Xandelay @djfaroff @xandelay foi apenas humor ou se eles quiseram fazer uma homenagem, mas o fato é que o vídeo ficou muito bem feito e foram escolhidas frases bem bonitas do discurso. Posto abaixo o video-montagem, o clipe Chop Suey original e por fim um dos meus clipes preferidos dessa banda: BOOM! em que aparecem cenas dos protestos mundiais contra a guerra do Iraque.
Eduardo Medeiros

comunistas - A PRIMEIRA REVISTA EM QUADRINHOS SOVIETICA UM POUCO DE HISTORIA - 0 views

  •  
    Em 2011 está completando 55 da mais popular revista em quadrinhos para crianças da URSS: "Vsyolye Kartinki" ou, literalmente, "figuras divertidas". Esta foi a primeira HD da União Soviética e era de enorme popularidade no país. Para comemorar o evento, a Tretyakovskaya Galeria está realizando uma exposição com os melhores desenhos da coleção, que começou a ser publicada em 1956, durante o "degelo" promovido por Nikita Khruschov, junto com os jornais "Novo Mundo" (Novy Mir) e "Ciência e Vida"(Naúka i Jizni").
Eduardo Medeiros

comunistas - A ultima mentira do Cabo Anselmo - 0 views

  •  
    José Anselmo dos Santos, ou Daniel, ou Jadiel, ou Jônatas… ou mais simplesmente Cabo Anselmo, se apresentou no Roda Viva na última segunda-feira. Como já se esperava, ele esteve muito à vontade, porque os entrevistadores não pesquisaram a história dos seus crimes, e se fizeram esse indispensável dever, não quiseram levá-lo às cordas, para confrontar as suas esquivas com os depoimentos de testemunhas de 1973, ano das execuções de 6 militantes socialistas no Recife.
Eduardo Medeiros

comunistas - Partido pra que por Mouzar Benedito - 0 views

  •  
    Com a greve dos correios, lembrei-me dos tempos de fundação do PT, quando um núcleo do partido funcionava na minha casa. O carteiro da região me entregava a correspondência do partido todo animado e se revelou um petista dos mais militantes. Não tinha muito tempo para conversar com a gente no horário de trabalho, mas sempre pedia e dava notícias e inspirava muito otimismo. Eu o encontrava nas manifestações que ocorriam aos domingos e, aí sim, conversávamos. Estávamos numa ditadura agonizante e o carteiro achava que com democracia tudo haveria de melhorar. Com o PT defendendo os trabalhadores, melhor ainda. Seria o fim dos tempos em que as correções salariais, por exemplo, eram baixadas por decreto, sem chance de negociação.
Eduardo Medeiros

Quem é o Cabo Anselmo por Celso Lungaretti - 0 views

  •  
    Na reestréia do programa Roda Viva, a busca de impacto prevaleceu sobre os critérios de ordem moral: a atração foi um sujeito que se vangloria de, passando-se por companheiro dos resistentes, ter contribuído para que a ditadura militar exterminasse cerca de 200 deles durante os anos de chumbo.
« First ‹ Previous 41 - 60 of 111 Next › Last »
Showing 20 items per page