Skip to main content

Home/ History Teachers/ Contents contributed and discussions participated by Eduardo Medeiros

Contents contributed and discussions participated by Eduardo Medeiros

Eduardo Medeiros

Lamarca o guerrilheiro apaixonado - 0 views

  •  
    As cartas escritas pelo capitão Carlos Lamarca à sua amada Iara Lavelberg dias antes das trágicas mortes de ambos, em 1971, revelam o lado passional de revolucionário implacável.
Eduardo Medeiros

Guerrilha luta armada MNR ALN MR-8 VPR AP POLOP VAR-Palmares PCBR MOLIPO COLINA FALN PO... - 0 views

  •  
    Os grupos de Esquerda armada no Brasil foram formados, em sua maioria, por estudantes secundaristas e universitários influenciados pelas teses marxistas-leninistas. Mas também existiram guerrilheiros oriundos do exército, de sindicatos e de alas progressistas da Igreja Católica. Os movimentos de guerrilha urbana e rural se intensificaram no Brasil após o golpe militar de 1964 que derrubou o presidente democraticamente eleito João Goulart, o Jango. A Esquerda optou pela luta armada quando não havia mais espaço para contestação ao regime militar.
Eduardo Medeiros

comunistas - A guerrilheira Soledad Barrett Viedma - 0 views

  •  
    Quem foi, quem é Soledad Barrett Viedma? Qual a sua força e drama, que a maioria dos brasileiros desconhece? De modo claro e curto, ela foi a mulher do Cabo Anselmo, que ele entregou a Fleury em 1973. Sem remorso e sem dor, o Cabo Anselmo a entregou grávida para a execução. Com mais cinco militantes contra a ditadura, no que se convencionou chamar "O massacre da granja São Bento". Essa execução coletiva é o ponto. No entanto, por mais eloquente, essa coisa vil não diz tudo. E tudo é, ou quase tudo.
Eduardo Medeiros

Guerrilha no Brasil: O Sequestro do Embaixador Suíço - Guerrilla in Brazil: T... - 0 views

  •  
    Na História do Brasil existem acontecimentos surpreendentes, mas infelizmente pouco conhecidos do grande público. Um deles é o sequestro do Embaixador Suíço, que foi trocado por 70 prisioneiros que estavam sendo torturados nos porões da ditadura militar. Esta ação foi liderada por Carlos Lamarca da VPR - Vanguarda Popular Revolucionária. Durante 40 dias angustiantes os guerrilheiros mantiveram o embaixador Giovanni Enrico Bucher em cativeiro, aguardando a resposta dos militares. Dentro do "aparelho" clandestino também estavam a mulher de Lamarca: Yara Iavelberg e Alfredo Sirkis. É ele quem narra essa emocionante história no livro Os Carbonários.
Eduardo Medeiros

comunistas - A China e os dilemas do socialismo periferico - 0 views

  •  
    Na visão de Marx, o socialismo surgiria nos países do centro do capitalismo. Com as forças produtivas mais desenvolvidas, com as classes sociais mais constituídas, a luta de classes apareceria de forma mais direta. O socialismo surgiria, dialeticamente, como a incorporação - do desenvolvimento das forças produtivas - e como sua negação - a socialização dos meios de produção, no lugar da sua propriedade privada, no capitalismo, haveria a socialização da produção e dos seus produtos, ao invés da sua apropriação privada.
Eduardo Medeiros

comunistas - O perfeito imbecil politicamente incorreto - 1 views

  •  
    Em 1996, três jornalistas - entre eles o filho do Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, Álvaro -lançaram com estardalhaço o "Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano". Com suas críticas às idéias de esquerda, o livro se tornaria uma espécie de bíblia do pensamento conservador no continente. Vivia-se o auge do deus mercado e a obra tinha como alvo o pensamento de esquerda, o protecionismo econômico e a crença no Estado como agente da justiça social. Quinze anos e duas crises econômicas mundiais depois, vemos quem de fato era o perfeito idiota.
Eduardo Medeiros

comunistas - O justicamento do guerrilheiro Marcio Leite de Toledo - 0 views

  •  
    Foi só o ex-guerrilheiro da ALN, Carlos Eugênio Paz, contar em depoimento na novela Amor e Revolução que tinha assassinado o empresário Henry Boilesen (presidente da Ultragás que financiava a tortura no Brasil) que a extrema-direita, representada pelos blogueiros da VEJA, ficou em polvorosa. E para destruir a reputação da Esquerda Armada lembrou de um episódio polêmico ocorrido em março de 1971: o justiçamento de Márcio Leite de Toledo. O fato é verdadeiro, ele foi morto por Carlos Eugênio depois que num tribunal revolucionário os militantes da ALN decidiram executá-lo por suspeita de traição. Como esse blogue foi criado para limpar o esgoto que os militares de pijama e os neo-reaças espalham pela internet, vou postar abaixo opiniões diferentes sobre o assassinato e um vídeo com a entrevista do irmão de Márcio Toledo. Que nossos leitores tirem suas próprias conclusões.
Eduardo Medeiros

comunistas - Poderia ser uma cronica de O Globo - 0 views

  •  
    O que uma crônica precisa ter para se tornar 'boa' aos olhos de quem a lê? Conteúdo? Humor? Tem que ser a narração de um fato? Tem que ser ficção? Ou apenas palavras? Ou quem sabe 'as' palavras? Fui leitor de O Globo por um tempo considerável e, sempre que posso, retorno às origens. Amo jornal e quem me conhece, sabe por que deixei de gostar. Não. Deixar de gostar não é termo apropriado, pois, dá a impressão de que os jornais mudaram com o passar do tempo. Mudaram sim, obviamente, mas não foi esse o motivo. Eu mudei.
Eduardo Medeiros

Jornalista da Globo diz (sem querer) que emissora ajudou os terroristas do Riocentro - 1 views

  •  
    Reproduzo abaixo texto do Blog os amigos do presidente Lula com a denúncia de que a Globo acobertou os militares terroristas que tentaram explodir uma bomba no show do Riocentro em 1981. O objetivo era culpar a Esquerda Armada (já extinta) e evitar o fim da ditadura militar e a redemocratização do Brasil. Mais detalhes sobre o atentado você pode ver nesse post: [Entenda o que foi o atentado do Riocentro]. Em seu discurso na ABL o jornalista Merval Pereira provou mais uma vez que a burrice é imortal e acabou confessando que a Globo esperou o crime prescrever para somente depois dizer os nomes dos envolvidos no atentado.
Eduardo Medeiros

Extrema direita universitária se alia a skinheads - 1 views

  •  
    Eles não são fortões, não lutam artes marciais, não usam tatuagens com suásticas e preferem os livros e computadores às facas e socos ingleses. Em vez de estações de metrô e shows de punk rock, seu habitat natural são as quitinetes apertadas do Crusp ou os vastos gramados da USP (Universidade de São Paulo). Eles são os neoconservadores, jovens universitários que defendem valores como o direito à propriedade e a fidelidade matrimonial. À primeira vista, parecem mais universitários comuns, magricelas, com suas calças largas, camisetas amarrotadas e a barba por fazer. Mas apesar de estarem longe do estereotipo do jovem arruaceiro, cerraram fileiras ao lado de skinheads musculosos nas marchas em defesa do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e na anti-Marcha da Maconha.
Eduardo Medeiros

Deus brasileiro: por Douglas Prima - 0 views

  •  
    Essa afirmativa sempre me assustou. Antes mesmo de entender a verdade por trás dos panos, já tinha concluído que havia muita coisa errada com a famosa e usual frase. Em primeiro lugar, pressupondo-se que deus realmente exista - o que é cientificamente impossível afirmar dadas às circunstâncias em nos encontramos, também não convém entrar nesse ponto agora - ele deveria compartilhar sua naturalidade com povos muito mais antigos que nós. Os egípcios ou os persas, talvez. Teriam os celtas, até mesmo os maias, apesar de estes últimos me parecerem pouco prováveis. Existiriam ainda muitas pressuposições de povos muito mais antigos que habitavam o velho mundo para afirmarmos arrogantemente que o ser supostamente mais antigo do universo compartilharia nossa mesma nacionalidade.
Eduardo Medeiros

Direitos Humanos - Fotografia - Marcados para viver - 0 views

  •  
    Cláudia Andujar nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1931. Filha de pai judeu, morou na Hungria quando criança. Em 1944, durante a ocupação alemã, seu pai e outros familiares foram mortos num dos campos de concentração nazistas. Claúdia e sua mãe conseguiram fugir para os Estados Unidos, passando uma temporada em Nova Iorque antes de desembarcar no Brasil, em 1955. A fotógrafa reside no País desde então, e hoje vive e trabalha em São Paulo. Interessada desde cedo pela linguagem visual, Cláudia Andujar caminhou da pintura abstrata para a fotógrafa, passando a trabalhar como fotógrafa na revista Realidade. Foi nesse período que teve o primeiro contato direto com povos indígenas. Na década de 70, deixou o fotojornalismo de vez para se dedicar ao registro documental-artístico dos yanomami, com os quais viveu várias vezes e durante longos períodos no curso de sua trajetória.
Eduardo Medeiros

comunistas - A ilha presidencial com Lula Hugo Chavez Evo Morales Alvaro Uribe - 0 views

  •  
    Imagine que você ficasse preso numa ilha deserta. Já seria algo muito ruim, não é? Agora, imagine que você tivesse que aguentar a embriaguez do Lula, o puxa-saquismo do Evo Morales, os discursos intermináveis do Hugo Chávez e a "ranzinzisse" de Álvaro Uribe. Pois é exatamente isso que é retratado na série de desenho animado A Ilha Presidencial criada por www.elchiguirebipolar.com. Você pode até não gostar de alguns desses presidentes latino-americanos, mas com certeza dará boas risadas!
Eduardo Medeiros

Os Guias Incorretos requentando o velho conservadorismo - 0 views

  •  
    Depois de Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, um sucesso de vendas lançado pelo então desconhecido Leandro Narloch, chegou a vez de Guia Politicamente Incorreto da América Latina, do mesmo autor, agora unido ao jornalista Duda Teixeira. Provavelmente também venderá como batata em fim de feira, sobretudo depois de ser propagandeado nos programas do Jô, Faustão e Ana Maria Braga. "Politicamente incorreto" virou termo da moda, arranjado para substituir tudo quanto é tipo de besteirol, preconceito e ignorância. Ninguém é "politicamente incorreto" ao dizer, por exemplo, que "mulher gosta de apanhar", "judeu ou palestino tem que morrer", "negro é tudo macaco" ou que "veado (ou bicha) merece uma bela surra". Sem eufemismos, o nome correto para isso é machismo, anti-semitismo, racismo e homofobia, respectivamente. É o que existe de mais velho em nossa sociedade, apresentado com "sarcasmo inteligente" e como sendo novidade.
Eduardo Medeiros

Ditadura Militar Prisao de estudantes no congresso secreto da UNE em Ibina - 0 views

  •  
    Meados de outubro de 1968. Apesar de proibida de funcionar pela ditadura militar, que mandara incendiar sua sede no Rio de Janeiro, logo após o golpe de 1º. de abril de 1964, a União Nacional dos Estudantes(UNE) realiza o XXX Congresso num sítio do Bairro dos Alves, a uns vinte quilômetros do centro de Ibiúna pela estrada de São Sebastião. O local é de difícil acesso. Juntamente com dois colegas, representando os universitários de Caxias do Sul, cheguei em São Paulo na manhã de terça-feira, viajei para o encontro marcado numa praça de Sorocaba, voltei para São Paulo, instalando-me num alojamento da USP, onde fiquei até a noite de quarta-feira, participando de reuniões e manifestações contra a ditadura, sob a constante ameaça da polícia e do exército, que depois acaba acontecendo.
Eduardo Medeiros

Por que os bons morrem? - 1 views

  •  
    Por que os bons morrem? Era essa a pergunta que ficava na minha mente de criança e de adolescente quando assisti dois filmes brasileiros: Pra Frente Brasil e Lamarca: O Capitão das Guerrilhas.
Eduardo Medeiros

A guerrilheira Dinaelza Santana Coqueiro, A Mariadina - 0 views

  •  
    Reproduzo hoje, trecho do livro Direito à Memória e a Verdade sobre a guerrilheira Mariadina que lutou na guerrilha do Araguaia. Além de um vídeo com o depoimento de Maria da Paz, filha de camponeses, que tinha apenas dez anos quando conviveu com ela, mas lembra com detalhes a prisão e morte da guerrilheira, que lutou até o fim.
Eduardo Medeiros

Revista Sovietica SPUTNIK O Mausoleu de Lenin - Soviet Magazine - The Mausoleum of Lenin - 2 views

  •  
    Reproduzo hoje três artigos da revista soviética Sputnik de 1º de Janeiro de 1968: O Mausoléu de Lênin, Por que você quer um ano novo? e O Ameaçador e Glorioso Ártico
Eduardo Medeiros

Guerrilha no Brasil - fusca modelo peneira / Guerrilla in Brazil - Volkswagen Beetle mo... - 1 views

  •  
    Reproduzo hoje mais uma parte do livro Viagem à luta armada de Carlos Eugênio Paz: último comandante da ALN vivo. Nesse trecho ele relembra um de seus conflitos com a repressão. Através de suas memórias, podemos conhecer um pouco das histórias de luta desses brasileiros, que arriscaram suas vidas para tornar nosso país um lugar mais justo.
Eduardo Medeiros

Direitos Humanos Fotografias extrema pobreza - Human Rights - Photos: extreme poverty - 4 views

  •  
    O fotógrafo carioca José Roberto Ripper tem como proposta colocar a fotografia a serviço dos Direitos Humanos. Sua especialidade é a fotografia social, documental e o fotojornalismo. Com militância trabalhista e sindical e longa experiência em jornais e revistas, Ripper criou e coordenou a Imagens da Terra, nos anos 1990, entidade sem fins lucrativos especializada na fotografia documental de denúncia social. Entre os temas que permeiam o trabalho do fotógrafo estão a vida do homem do campo, o habitat indígena, a seca do Nordeste, o trabalho de carvoeiros a crianças em Mato Grosso do Sul.
« First ‹ Previous 61 - 80 of 111 Next › Last »
Showing 20 items per page