Skip to main content

Home/ Colaboratorio Educa/ Contents contributed and discussions participated by Colaboratorio Educa

Contents contributed and discussions participated by Colaboratorio Educa

Colaboratorio Educa

Fund Telefônica | Publicações l Mobilidade - 0 views

  •  
    Caderno Aula Fundação Telefônica - Vol.5 Mobilidade. Parte da coleção Educação no Século XXI, a série Cadernos Aula Fundação Telefônica é composta por seis volumes que apresentam experiências e aprendizados do projeto global Aula Fundação Telefônica, presente em 13 países desde 2008. Reflexões sobre a utilização de dispositivos móveis para o ensino estão no caderno Mobilidade, que reúne experiências mapeadas em escolas de diferentes regiões do Brasil e identifica pontos de atenção para ajudar a entender o atual cenário da educação. Entenda como celulares, tablets e notebooks, ainda que timidamente, vêm sendo implementados no contexto educacional.
Colaboratorio Educa

Fund Telefônica | Publ l Gestão e Tecnologia - 0 views

  •  
    Caderno Aulas Fundação Telefônica - Vol.6 Gestão e Tecnologia. Parte da coleção Educação no Século XXI, a série Cadernos Aula Fundação Telefônica é composta por seis volumes que apresentam experiências e aprendizados do projeto global Aula Fundação Telefônica, presente em 13 países desde 2008. O caderno Gestão e Tecnologia apresenta um panorama geral das TIC na educação brasileira e aponta diretrizes para que elas sejam implementadas nas escolas e se tornem instrumento de aprendizagem. Relata casos bem-sucedidos de gestão de tecnologia em escolas em âmbitos federal, estadual e municipal.
Colaboratorio Educa

Fundação Telefônica | Publicações V 1 ao 6 - 0 views

  •  
    Cadernos Aula Fundação Telefônica - Volumes 1 ao 6 Aluno Monitor; Infraestrutura Tecnológica; Multiletramentos; Pesquisa na Web; Mobilidade
Colaboratorio Educa

Fundação Telefônica | Conteúdos | Publicações - 0 views

  •  
    Impactos econômicos e os desafios para a inserção de jovens no mercado. Realizada em 2013, pela consultoria Tendências, esta pesquisa apresenta o panorama do trabalho infantil e adolescente no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. O foco está nos impactos socioeconômicos da exploração da mão de obra infantojuvenil nesses países. O estudo começa listando as piores formas de trabalho para crianças e jovens, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em seguida, apresenta números globais que ilustram o cenário e aponta diversas determinantes e consequências do trabalho infantil. Ao aprofundar a situação do Cone Sul, a pesquisa mostra dados gerais de cada país, destrincha o trabalho infantil degradante presente nesses locais (como a exploração doméstica) e indica as consequências dessa prática - por exemplo: no Brasil, 20% das crianças e adolescentes que trabalham não frequentam a escola. Por fim, o estudo traça um comparativo entre os países e propõe políticas de erradicação, indicando custos e benefícios, além de destacar impactos socioeconômicos do trabalho infantil e adolescente, e realizar uma análise econométrica da situação.
Colaboratorio Educa

Fundação Telefônica | Conteúdos | Publicações - 0 views

  •  
    Caderno Aula Fundação Telefônica - Vol.4 Pesquisa na Web. Parte da coleção Educação no Século XXI, a série Cadernos Aula Fundação Telefônica é composta por seis volumes que apresentam experiências e aprendizados do projeto global Aula Fundação Telefônica, presente em 13 países desde 2008. O caderno Pesquisa na Web reúne relatos de educadores sobre a aplicabilidade da ferramenta de pesquisa com alunos de todas as faixas escolares e sobre como direcionar essa prática para outras finalidades, como o social. Esta publicação busca identificar quais as formas possíveis de se realizar pesquisas na escola, com foco nos recursos proporcionados pela web.
Colaboratorio Educa

Fund Telefônica | Publicações l Multiletramentos - 0 views

  •  
    Caderno Aula Fundação Telefônica - Vol.3 Multiletramentos. Parte da coleção Educação no Século XXI, a série Cadernos Aula Fundação Telefônica é composta por seis volumes que apresentam experiências e aprendizados do projeto global Aula Fundação Telefônica, presente em 13 países desde 2008. Multiletramentos é o terceiro volume da série e aborda como o professor pode trabalhar com os diferentes tipos de letramento. Difunde experiências de escolas na integração da tecnologia ao desenvolvimento de competências básicas e de melhores formas de gestão que incentivem essas práticas em cada segmento de ensino. A publicação traz, ainda, duas sugestões de atividades desenvolvidas com sucesso durante o projeto Aula Fundação Telefônica para servir de inspiração.
Colaboratorio Educa

Fund Telefônica | Publ l Cad Aula FT - V2 Infraestrutura Tecnológica - 0 views

  •  
    Caderno Aula Fundação Telefônica - Vol.2 Infraestrutura Tecnológica. Parte da coleção Educação no Século XXI, a série Cadernos Aula Fundação Telefônica é composta por seis volumes que apresentam experiências e aprendizados do projeto global Aula Fundação Telefônica, presente em 13 países desde 2008. O caderno Infraestrutura Tecnológica trata das fases e principais abordagens para a concepção de ambientes computacionais em unidades escolares. A ideia é apresentar caminhos para que o uso da tecnologia seja eficiente do ponto de vista do aprendizado. A publicação reúne exemplos práticos de atividades que tornem a integração benéfica para alunos e professores."
Colaboratorio Educa

Fund Telefônica | Publ l Caderno Aula FT - V1 Aluno Monitor - 0 views

  •  
    Caderno Aula Fundação Telefônica - Vol.1 Aluno Monitor. Parte da coleção Educação no Século XXI, a série Cadernos Aula Fundação Telefônica é composta por seis volumes que apresentam experiências e aprendizados do projeto global Aula Fundação Telefônica, presente em 13 países desde 2008. O primeiro volume da série é o Aluno Monitor, que mostra o papel dos estagiários e estudantes monitores no apoio aos educadores, levando em conta as experiências realizadas no projeto AFT. O objetivo desta publicação é incentivar a discussão entre educadores para que auxiliem os alunos monitores na organização dos procedimentos de apoio às práticas pedagógicas.
Colaboratorio Educa

Fund Telefônica | Publ l Educ no Sec XXI - 0 views

  •  
    Educação no Século XXI: Novos Modos de Aprender e Ensinar. Este é o primeiro livro de nossa coleção "Educação no Século XXI", que reúne conteúdos relevantes sobre o uso pedagógico das tecnologias.
Colaboratorio Educa

Fundação Telefônica | Conteúdos | Publicações - 0 views

  •  
    Resumo Aula Fundação Telefônica. O  Resumo Aula Fundação Telefônica traz a sistematização do histórico, aprendizados e resultados do projeto de mesmo nome, que levou tecnologia a salas de aulas de escolas brasileiras."
Colaboratorio Educa

Fundação Telefônica | Conteúdos | Publicações - 0 views

  •  
    Gerações Interativas Brasil, 2013
Colaboratorio Educa

Fund Telefônica | Cont | Publ l Chamadas Criativas - 0 views

  •  
    Chamadas Criativas. A publicação traz o relatório do projeto Chamadas Criativas - Ideias colaborativas para melhorar a Comunidade, realizado pela rede social itsNOON em parceria com a Fundação Telefônica Vivo. Foram1434 participações criativas com 943 pessoas impactadas que nos inspiraram a trazer ideias práticas na área de Inovação Social.  Realizado entre os meses de agosto e novembro de 2012, o projeto estimulou pessoas de todo o Brasil a responder, de forma criativa, os desafios propostos nos seguintes temas: Desenvolvimento Local, Educação e Correria. A ideia era que cada participante compartilhasse sua proposta em forma de ilustrações, fotos, vídeos, poemas, músicas, podcasts, quadrinhos, entre  outros. Nesta publicação, apresentamos os dados sobre todo o processo de trabalho, assim como as fases de cada desafio, quantidade de participantes e ideias propostas, e também uma curadoria das respostas mais representativas dos três temas.  A equipe da itsNOON também fez uma análise sobre os caminhos práticos a partir das respostas enviadas e quatro especialistas convidados contribuíram de forma enriquecedora nos aspectos criatividade, economia, cultura digital e desenvolvimento organizacional.
Colaboratorio Educa

Fundação Telefônica | Conteúdos | Publicações l Juventude Conectada - 0 views

  •  
    Fundação Telefônica Brasil l Publicações Juventude Conectada. Para entender a relação entre a juventude brasileira e a cultura digital, entrevistamos 1.440 jovens, realizamos 6 grupos de discussão em profundidade, fizemos o monitoramento de navegação de 10 jovens, além de entrevistas com 8 especialistas.
Colaboratorio Educa

Livro Objetos de aprendizagem: teoria e prática - 0 views

  •  
    FACCAT EaD Blog | mais notícias » 15 set 2014 O livro Objetos de Aprendizagem: teoria e prática é o resultado da combinação de esforços dos professores e alunos do programa de Pós-Graduação em Informática na Educação e do curso de especialização em Mídias na Educação, ambos sendo desenvolvidos no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias da UFRGS. A obra foi organizada em duas partes. Na primeira, oferece subsídios teóricos sobre os objetos de aprendizagem, e na segunda parte, são apresentados estudos de casos envolvendo o uso de conteúdo educacional digital utilizando todas as mídias trabalhadas durante o curso de especialização Mídias na Educação (turma 2011-2013). Disponível para download: http://goo.gl/OZWuuZ"
Colaboratorio Educa

6 razões para nunca trabalhar com um cliente sem ter contrato | Freelancer e ... - 0 views

  •  
    Luciano Larrossa 1. Ter um CONTRATO ajuda a evitar FALTAS de PAGAMENTO Quando não existe um contrato... clientes sem escrúpulos sentem ainda mais liberdade para não pagarem. O contrato ajuda de duas maneiras: cria essa pressão extra no cliente; é uma forma de ter algo escrito, para o futuro, caso exista algum problema, p/ lembrar ao cliente o que foi combinado. se tiver que contratar um advogado para conseguir seu dinheiro, um contrato vai ser muito útil. A assinatura do cliente no documento pode ser a ajuda final para conseguir o dinheiro seu por direito. 2. O Cliente tem CERTEZA de QUANTO tem que PAGAR Com um contrato, estará escrito o valor total do projeto e ai não existem margens para dúvidas. O que estiver escrito no contrato é o que deve ser pago, ponto final. Além disso, o contrato vai evitar cobranças de trabalho extra que possam surgir durante o projeto. Se no contrato estiver definido que o projeto é a construção de um site, por exemplo, se o cliente quiser que você monte algo mais do que aquele site, terá que pagar. Se não existir contrato, vai sempre surgir espaço para o cliente pedir aquele pequeno "extra" no final. Quando fizer o contrato, deixe bem claro o que é que o projeto inclui e quanto será cobrado por trabalhos extra. Desta forma, pode ser até que o seu cliente desista de pedir alguns extras que ele pensaria que sairiam de graça! 3. VOCÊ PODE DEMITIR O SEU CLIENTE! Uma das grandes vantagens de ser freelancer é que você pode aceitar apenas aqueles clientes que quiser ou até, demitir o cliente durante a realização de um projeto. Se o projeto não estiver sendo desenvolvido como combinado, você pode chegar ao cliente e dizer que não quer mais trabalhar com ele. Nestas situações, um contrato pode ser um grande aliado. Para isso, você necessita de inserir uma cláusula que indique o que vai acontecer no caso de você abandonar o projeto. Algo do gênero: Cláusula O freelancer pode abandonar o projeto
Colaboratorio Educa

Material Didático - Criança Cidadã Portalzinho CGU - 0 views

  •  
    Criança Cidadã Portalzinho CGU Jogos - quadrinhos - concursos - professor - glossário - histórias
Colaboratorio Educa

BIBLIOTECA DO CONECTIVISMO - Escola de Redes - 0 views

  •  
    Criada por Augusto de Franco da E=R Grupo para reunir e estudar textos sobre conectivismo como nova teoria da aprendizagem na sociedade em rede...
Colaboratorio Educa

"A crença no sobrenatural é perigosa", diz psicólogo - Ciência - Notícia - VE... - 0 views

  •  
    Por que as pessoas acreditam no inacreditável? A evolução fez do cérebro uma espécie de máquina de reconhecimento de padrões na natureza. Às vezes, esses padrões são reais, mas na maioria dos casos são fruto da imaginação. Milhões de anos no passado, ao ouvir um barulho vindo da mata, um hominídeo poderia supor que se tratava de algo inofensivo, como o vento. Se estivesse errado, e fosse um predador, correria o risco de ser devorado. Nosso ancestral poderia, por outro lado, imaginar a presença de uma divindade perigosa no mato e se afastar o mais rápido possível. A segunda opção é a que a maioria adota. Imaginar o perigo e fugir garante a sobrevivência, mas também a ignorância. Ir até o mato verificar do que realmente se trata o barulho exige curiosidade e uma batalha contra os instintos. É nessa categoria, a dos homens que não se rendem a narrativas fictícias, que se encaixa o cientista. Os crentes seguem a trilha inversa, a dos que se contentam com suposições sobrenaturais. É um fenômeno que tem a ver com a química do cérebro: a convicção de que o pensamento mágico é o que basta para a compreensão do universo produz uma sensação de prazer. Ficamos felizes em imaginar que seres místicos, sejam eles deuses ou extraterrestres, se preocupam e cuidam de nós. Não nos sentimos sós. Como se sabe que o cérebro é propenso a acreditar no fantástico? A neurociência identifica padrões de ondas cerebrais distintos que nos levam a criar crendices e a ter prazer na constatação de que temos respostas às nossas dúvidas. Em situações extremas, como as enfrentadas por quem está no limite da resistência física ou próximo à morte, o cérebro reage com a redução da atividade na área responsável pela consciência e o aumento em regiões ligadas à imaginação. Essa reação natural está na origem das alucinações. Não há mistério nesse processo. Os cientistas são capazes de produzir visões ou a sensação de trans
« First ‹ Previous 81 - 100 of 281 Next › Last »
Showing 20 items per page