Skip to main content

Home/ Groups/ AGXDGT
Thaís Zoby

MEDIA CONVERGENCE - 2 views

  •  
    Esse link é de um resumo, que aborda questões bem interessantes desse momento de transição que estamos passando nos meios de comunicação. Vale a pena conferir!
Thaís Zoby

O CASE DO JAC MOTORS - 2 views

  •  
    Aqui temos o exemplo de um consumidor indignado, que produziu sua própria matéria e compartilhou sua insatisfação com pessoas de todo o Brasil. Mas uma vez, temos o exemplo do poder que as mídias socias estão dando aos consumidores e o cuidado que as Empresas devem ter com essas mídias, para a identidade de seus produtos/marca não acabarem em segundos. Há boatos, que esse post foi um FAKE, no entanto não sabemos. Ta aí, mais um desafio encontrado pelas grandes empresas!!!
Thaís Zoby

ROCK IN RIO DOCE - 2 views

  •  
    O case do RIRD foi de extrema criatividade! Surgiu de uma simples brincadeira que foi criada e exposta através do FACEBOOk... No segundo dia que o evento tinha sido publicado, já contava com mais de 800 participantes que CONFIRMARAM presença na festa, até então fictícia. Foi quando um grupo de produtores, decidiram colocar essa ideia pra frente e fazer desse evento fictício uma festa real. A repercussão foi tão grande que ninguém esperava, saiu nos principais jornais da cidade (Diário de PE, JC, Folha); em diversos blogs; no site nacional da UOL; entre outros. Logo, temos aqui um exemplo de como está grande o poder dessas redes sociais, que fazem brincadeiras virar realidade!
juliocbp

Observações do livro em vídeo - 2 views

shared by juliocbp on 04 Oct 11 - No Cached
  •  
    Um interessante resumo do livro.
juliocbp

Internet fomenta venda de livros, diz análise - 2 views

  •  
    Em um trecho do livro ele comenta sobre a dúvida do que ocorreria com a venda física onde até mandou um e-mail para os pesquisadores. A matéria cita justamente isso corroborando sua análise.
Adauto Paiva

Warner colocará usuário do Facebook em série na internet Leia mais em: http:... - 2 views

  •  
    Henry Jenkins fala em seu livro Cultura da Convergência como pode vir a ser a relação dos novos meios de comunicação com os antigos, onde os velhos meios não morreram e sim convergir com os novos. Com um pensamento muito parecido com o do livro a Warner Bros irá criar uma série em que usuários comuns do facebook irão aparecer no meio do seriado, aproximando o usuário do meio.
imatos

Como a sociedade constroem a Internet - A idéia do coletivo - 2 views

http://www.youtube.com/watch?v=P65XdTlk4vA Dando continuidade a sociedade e sua interação na rede, Jonathan Zittrain explica como a internet é um local de colaborações espontâneas e como existem c...

task#2 agxdgt Zittrain cultura participativa sanguanel

started by imatos on 04 Oct 11 no follow-up yet
Cynara Andrade

Lost: Um Universo Expandido - 2 views

  •  
    Num universo onde assuntos como narrativa transmidiática explorados por Jenkins começam a entrar em foco, vários produtos de franquia também tentam incorporar histórias que se desenrolam em múltiplas plataformas midiáticas, embora muitos desses produtos se configuram mais pela lógica econômica ao invés da visão artística (de realmente acrescentar algum ponto de vista à plataforma central). Desse jeito é meio complicado tentar achar algo que possa ser realmente classificado como uma narrativa transmidiática além do clássico caso dos conteúdos explorados através do conceito Matrix ou ainda Star Wars, mas alguns conteúdos tentam - até de maneira eficiente - se utilizar de diferentes plataformas, como é o caso do seriado Lost. O seriado teve seu episódio final transmitido em Março de 2011, e durante os 6 anos de exbição motivou milhares de fãs a interagirem entre si e construir aspectos que estudiosos como Pierre Lévy e o próprio Henry Jenkins vão definir como conhecimento compartilhado e inteligência coletiva. Com "Lost" surgiram diversos sites e blogs que discutiam sobre o seriado, onde os fãs conversavam, especulavam e construiam teorias sobre o que iria acontecer nos próximos episódios. A partir dessa tamanha "devoção" dos fãs sobre Lost, das páginas de discussão foi só um pulo para criarem verdadeiras enciclopédias sobre o seriado como Lostpedia e LostMaps (um mapa no Google Maps que pontua os acontecimentos da série). Além desses, outras plataformas ampliaram o conteúdo explorado pelo seriado como: livros, revistas, bonecos, podcasts, mobiepisódios (série de episódios feitos para celulares), jogos de celular, jogos de realidade alternativa (ARGs), etc. E vale ressaltar ainda que tudo isso, segundo Jenkins, permite que cada meio de comunicação gere novas experiências ao consumidor e aumente os pontos de acesso à franquia.
Maria Clara Martorelli

A Bruxa de Blair - 1 views

  •  
    O livro de Jenkins explica o conceito de narrativa transmídia como sendo a continuidade de um conteúdo em mídias distintas. A Bruxa de Blair, mesmo com baixo orçamento, conseguiu atrair público com a estratégia transmidiática. Primeiro, foi criado esse site que fazia a lenda ser bem verdadeira. Quando as pessoas buscavam informação sobre a lenda, achavam o site. Além disso, houve um documentário exibido pelo Sci Fi Channel, uma fita cassete com a trilha sonora foi achada em carros por estudantes. Tudo trazia conteúdo diferente da marca.
Maria Clara Martorelli

Fan Fiction - Saga Crepúsculo - 1 views

  •  
    O poder dos fãs é apresentado por Jenkins durante o livro. Cultura da Convergência mostra a relação, às vezes tensas, entre produtores de filmes e os consumidores dos próprios filmes. Os consumidores passaram a ser produtores de obras, chamadas de Fan Fictions. O site de Fan Fiction de Crepúsculo mostra os fãs da saga criando suas próprias histórias sobre os personagens do filme. Isso leva a uma discussão intensa no mundo do entretenimento sobre direitos autorais.
imatos

Meme e o Theme - 1 views

http://www.youtube.com/watch?v=fQ_9-Qx5Hz4 Neste vídeo podemos observar como Susan Blackmore descreve os memes que são idéias que se proliferam rapidamente na mente das pessoas. O próprio caso do ...

agxdgt task#2 snaguanel AGX blackmore memes themes spreads idea

started by imatos on 04 Oct 11 no follow-up yet
alisonventura

The Tomb Raider Chronicles - 1 views

  •  
    O fansite de Tomb Raider, primeiro da categoria a condensar um gigantesco acervo de conteúdo do jogo, é um bom exemplo de sites criados a partir do trabalho voluntário de pessoas que fazem aquilo porque gostam. Aos poucos, o site foi crescendo: ganhou várias imagens, criadas e tiradas do jogo e de antigas campanhas, resenhas, detonados (nome dado ao passo-a-passo de como resolver enigmas dentro de um jogo), audio, vídeo, enfim - o site ganhou notoriedade, passou a ser acessado por milhões de usuários, e hoje, foi reconhecido pela EIDOS, distribuidora do jogo, como um fansite oficial. Esse é um exemplo alternativo a Wikipédia, que mostra como funciona o "trabalho voluntário" dentro da web. Ele se inicia no final da cauda, quase sem nenhuma notoriedade, e vai migrando até ganhar cada vez mais acessos. O trabalho não se dá em busca da moeda, segundo o livro, a busca desses autores é saber que ajudaram no crescimento daquilo, que parte daquele conteúdo foi criado por eles, e que, consequentemente, esse reconhecimento pode se tornar um serie de coisas, inclusive, dinheiro.
Marianna Lucena

O mercado de e-commerce no Brasil - 1 views

  •  
    O vídeo analisa o crescimento da cultura do comércio eletrônico no Brasil, que em 2010 chegou a 23 milhões de consumidores. A facilidade da compra e comodidade para o consumidor é crucial para este aumento ocorrer. A regra dos 80/20, de Pareto, que Anderson cita em seu livro, também é citada no vídeo.
Breno Souza

The Dark Knight Viral Marketing Campaign - 1 views

  •  
    Essa campanha foi realizada pela 42Enterteinment que é especializada em "desenvolver" virais. Ela serviu para a campanha de lançamento do filme O Cavaleiro das Trevas(2008) e durou quase um ano até a estréia do filme. A campanha é um exemplo da transmedia storytelling, conceito apresentado no livro Cultura de Convergência. O conceito traz a ideia da possibilidade de se contar uma história utilizando de mídias diferentes. A possibilidade de continuação de uma história que é basicamente feita pra pequenos grupos, grupos de fãs. Como é o caso dessa campanha que narra um prólogo a história apresentada no filme.
Breno Souza

Campanha Nokia N8 - 1 views

  •  
    Esse é um dos vídeos da campanha do Nokia N8, um stopmotion feito por uma empresa britânica que traz como tema principal "o que você faz com a tecnologia?". O vídeo serve para mostrar a qualidade da câmera do celular. Esse tema é uma das bases do livro cultura de convergência em que Henry Jenkins discute principalmente como o usuário faz uso da tecnologia.
Breno Souza

The Alchemists - Blog | Os alquimistas estão chegando - 1 views

  •  
    Esse blog foi criado logo após o lançamento do livro. The Alchemists foi co-fundado por Maurício Mota e Mark Warshaw - Heroes. Consideram Henty Jenkins um "deus" da ideia de tecnologia utilizada pelo consumidor. O foco é na narrativa transmídia (transmedia storytelling).
Thaisa Ikeda

SPOILERS - Spoiler - 1 views

  •  
    O site abrange o universo dos spoilers na mídia. Todo tipo de informação a respeito de determinados programas, filmes, series, etc sustentado por fãs fiés que não perdem qualquer tipo de revelações consideradas importates. Os spoilers é um assunto bastante levantado no capítilo 1 do livro de Jenkins, ele aborda como muitos fãs de Survivor vivem para isso e buscam a fundo informações para compartilhar com grupos de fãs. Esse tipo de ''missão'' se abrange para dissos tipos de entretenimento onde os fãs estão envolvidos. As pessoas não possuem mais paciência para esperar determinado episódio, eles querem saber o mais rápido possível o que irá acontecer. O que dependendo da quantidade de informação fornecida, faz com que a emoção perca todo o sentido.
  •  
    Na revisão final para fechamento da nota, link apresentou problemas, mas a página está disponível em cache do Google.
Thaisa Ikeda

Merchandising da Bout's no Big Brother Brasil 2011 - 1 views

  •  
    Os reality shows vem sendo uma forma de persuasão de telespectadores. Cada vez mais as pessoas se envolvem nesses tipos de programas, organizando-se para poder assistir aos programas diários, tentando não perder nenhum dia, comentando após cada dia com amigos, familiares etc. As pessoas devem estar ligadas, acompanhando, para poder estarem ''por dentro'' nas conversas de pessoas próximas, caso contrário ficam totalmente ''por fora'' do assundo. Assistir torna-se algo ''obrigatório'' para a interação social. Dessa forma as empresas vem investindo cada vez mais em merchandising em reality shows. Big Brother Brasil, o reality show com mais audiência do Brasil é um grande exemplo. Ele é patrocinado por inúmeras empresas que querem expor suas marcas para o Brasil inteiro sabendo que muitos deles estão concentrados em frente a TV assistindo ao programa. O BBB, assim como outros reality shows, como o America Idol etc (abordado no capítulo 2), as empresas querem investir em suas marcas onde a maior parte do seu público está concentrada.
imatos

Como a sociedade se organiza na web para trocar experiências e conteúdo - 1 views

http://www.youtube.com/watch?v=AFCLKa0XRlw Em palestra para o TED Talks de NY, Henry Jenkins mostra como a cultura participativa está se remodelando. Atualmente as pessoas se reunem através de jo...

task#2 jenkins sanguanel AGX

started by imatos on 03 Oct 11 no follow-up yet
« First ‹ Previous 81 - 99
Showing 20 items per page