Skip to main content

Home/ Groups/ AGXDGT
Sophia Aires

Confessions of an Aca/Fan: Archives: Transmedia Storytelling 101 - 2 views

  •  
    Esse é um link do blog do Henry Jenkis. Não está em português, mas pode ser traduzido. Ele fala um pouco dos pontos abordados no livro.
Cynara Andrade

Participação Coletiva: O futuro do universo de Harry Potter - 2 views

  •  
    A prática de escrever fan fictions se tornou um hábito entre os fãs de Harry Potter desde o lançamento do primeiro livro, e as comunidades na internet criadas a partir daí adquirem um papel muito importante por proporcionar não somente uma interação social entre jovens "escritores" e leitores, mas também uma troca de conhecimentos, de aprendizado. E por muito tempo, as "guerras" de Potter perpassaram pelos direitos de ler e escrever a respeito das histórias de J.K. Rowling em oposição aos objetivos da Warner Bros. ao adquirir os direitos dos filmes, onde queria proteger os "direitos autorais" das histórias, um regime de "propriedade intelectual". Mas o tempo passou e o último livro de Harry Potter foi lançado em 2007 e o último filme em 2011, o que deixou os fãs, que há anos acompanham as histórias e escrevem sobre elas, sem saber se o fim do universo criado pelos personagens de Hogwarts seria aquele mesmo. E como o próprio Jenkins pontua, produtores midiáticos percebem cada vez mais a importância do "capital emocional" ou "lovemarks" referindo-se ao envolvimento e a participação do público em conteúdos midiáticos. E a resposta para o futuro de Harry Potter, então, veio pouco antes do lançamento do último filme no cinema, onde a escritora das obras do bruxinho anunciou o lançamento do projeto Pottermore (www.pottermore.com), uma página da internet em que os fãs poderão reescrever os sete livros originais com a autora, porém a proposta do site é de adicionar informações cruciais aos livros, mas a essência das histórias permanece a mesma. Além disso, serão vendidas oficialmente as versões dos livros em audiobooks e e-books. Pottermore não é um jogo, não é um novo livro, não é uma mídia social propriamente dita, mas será uma nova forma de experimentar as histórias que por anos encantaram tantos jovens ao redor do mundo.
Cynara Andrade

Vlog como Ferramenta de Produção de Conteúdo "Amador" - 2 views

  •  
    Em um dado momento, Jenkins faz uma análise muito interessante sobre a produção de conteúdo de forma amadora, sobretudo através da relevância dada quando esse conteúdo é postado na web, o que faz com que ganhe ainda mais significação e importância para quem cria a partir do momento que ele divulga o feito na web, onde o processo de compartilhamento e disseminação de conteúdo às vezes chega a ser assustador. E assim como as mídias de massa, muita coisa que circula pela web é ruim, mas também tem algumas coisas boas. E essas coisas "boas" que circulam na internet podem surpreender pelo fato de serem produções amadoras e algumas até conseguem tal relevância que os melhores artistas serão recrutados para o entretenimento comercial. Um exemplo claro disso é o caso do vlogueiro - e também ator, vai - Felipe Neto, que conquistou visibilidade nacional depois de ficar conhecido na internet por fazer e postar videos no seu canal (Não Faz Sentido!) no YouTube, onde ele fala sobre temas da atualidade e faz críticas e comentários sobre artistas e acontecimentos em geral. E a partir do sucesso feito na web, Felipe foi literalmente recrutado pelo entretenimento comercial ao ser contratado pelo canal de TV a cabo Multishow, onde ainda em 2010 estrelou o próprio programa de TV intitulado "Será que Faz Sentido?", que em 2011 foi substituido pelo nome "Até que Faz Sentido". Ele agora é literalmente pago pra fazer na TV o que ele antes fazia de forma "amadora" na web. E além do Multishow, Felipe também participa em conjunto com o ator Fábio Nunes de um quatro ("Sem Noção") no programa Esporte Espetacular da TV Globo. Muitas outras pessoas surgiram na internet e ganharam reconhecimento, atraindo as indústrias de entretenimento tradicional como foi o caso do cantor - e dançarino? - Justin Bieber, que com apenas 15, 16 anos de idade adquiriu fama mundial e conquistou milhares de fãs. E como Felipe Neto, outro caso similar também é o de PC Sique
Cynara Andrade

Lost: Um Universo Expandido - 2 views

  •  
    Num universo onde assuntos como narrativa transmidiática explorados por Jenkins começam a entrar em foco, vários produtos de franquia também tentam incorporar histórias que se desenrolam em múltiplas plataformas midiáticas, embora muitos desses produtos se configuram mais pela lógica econômica ao invés da visão artística (de realmente acrescentar algum ponto de vista à plataforma central). Desse jeito é meio complicado tentar achar algo que possa ser realmente classificado como uma narrativa transmidiática além do clássico caso dos conteúdos explorados através do conceito Matrix ou ainda Star Wars, mas alguns conteúdos tentam - até de maneira eficiente - se utilizar de diferentes plataformas, como é o caso do seriado Lost. O seriado teve seu episódio final transmitido em Março de 2011, e durante os 6 anos de exbição motivou milhares de fãs a interagirem entre si e construir aspectos que estudiosos como Pierre Lévy e o próprio Henry Jenkins vão definir como conhecimento compartilhado e inteligência coletiva. Com "Lost" surgiram diversos sites e blogs que discutiam sobre o seriado, onde os fãs conversavam, especulavam e construiam teorias sobre o que iria acontecer nos próximos episódios. A partir dessa tamanha "devoção" dos fãs sobre Lost, das páginas de discussão foi só um pulo para criarem verdadeiras enciclopédias sobre o seriado como Lostpedia e LostMaps (um mapa no Google Maps que pontua os acontecimentos da série). Além desses, outras plataformas ampliaram o conteúdo explorado pelo seriado como: livros, revistas, bonecos, podcasts, mobiepisódios (série de episódios feitos para celulares), jogos de celular, jogos de realidade alternativa (ARGs), etc. E vale ressaltar ainda que tudo isso, segundo Jenkins, permite que cada meio de comunicação gere novas experiências ao consumidor e aumente os pontos de acesso à franquia.
Maria Clara Martorelli

Forum - discussão sobre a série Two and a Half Man - 2 views

  •  
    Durante todo o livro Cultura da Convergência, Jenkins aborda o conceito de inteligência coletiva de Pierre Lévy. Principalmente no segundo capítulo do livro, o autor aborda esse tema a exemplo do reality show Survivor. O forum é um exemplo de inteligência coletivo, pois o conhecimento da audiência de séries e reality shows não consegue ser reunido em uma única pessoa. Assim, a audiência busca forums, como esse da série Two and a Half Man, para chegarem a uma conclusão conjunta, resultando em uma inteligência coletiva.
alisonventura

Shopping Uol: Agregadores de conteúdo - 2 views

  •  
    Como último bookmark, escolhi um agregador de conteúdo brasileiro: o shopping uol. Porém, ele vai numa linha diferente de agregadores de lojas físicas, como a Amazon, pois ele junta lojas on-line. O lucro que ele tira daí é através de contratos com esses sites: eles pagam a UOL para serem listados nas buscas
Laís Andrade

Justin Bieber: do youtube para mídia comercial - 2 views

  •  
    Com Jenkins diz: "A web representa um lugar de experimentação e inovação ... criando materiais que podem atrair seguidores.... Os metódos mais viáveis comercialmente são então absorvidos pela mídia comercial, seja diretamente, por meio da contratação de novos talentos..." O link que escolhi mostra basicamente isso, o "fenômeno" que se tornou Justin Bieber, um adolescente que ficou conhecido por cantar sucessos de outros cantores em seus vídeos no youtube. Com milhões de acesso ele chamou atenção da indústria fonográfica e com isso, garantiu contrato com uma gravadora e lançou seu primeiro cd e esse teve uma vendagem de mais de um milhão de cds. Justin teve até biografia lançada e também um filme contando sua história. Ele é um exemplo de como a web pode tornar alguém "famoso" e o mesmo ser absorvido pela mídia comercial.
Thaisa Ikeda

CQC - 2 views

  •  
    Assim como o The Daily Show, programa mencionado no livro no capítulo 6, o CQC (um programa ''humoristico'') também traz em seu programa informações a respeito de políitica para as pessoas.
Thaís Zoby

MEDIA CONVERGENCE - 2 views

  •  
    Esse link é de um resumo, que aborda questões bem interessantes desse momento de transição que estamos passando nos meios de comunicação. Vale a pena conferir!
Thaís Zoby

O CASE DO JAC MOTORS - 2 views

  •  
    Aqui temos o exemplo de um consumidor indignado, que produziu sua própria matéria e compartilhou sua insatisfação com pessoas de todo o Brasil. Mas uma vez, temos o exemplo do poder que as mídias socias estão dando aos consumidores e o cuidado que as Empresas devem ter com essas mídias, para a identidade de seus produtos/marca não acabarem em segundos. Há boatos, que esse post foi um FAKE, no entanto não sabemos. Ta aí, mais um desafio encontrado pelas grandes empresas!!!
Thaís Zoby

ROCK IN RIO DOCE - 2 views

  •  
    O case do RIRD foi de extrema criatividade! Surgiu de uma simples brincadeira que foi criada e exposta através do FACEBOOk... No segundo dia que o evento tinha sido publicado, já contava com mais de 800 participantes que CONFIRMARAM presença na festa, até então fictícia. Foi quando um grupo de produtores, decidiram colocar essa ideia pra frente e fazer desse evento fictício uma festa real. A repercussão foi tão grande que ninguém esperava, saiu nos principais jornais da cidade (Diário de PE, JC, Folha); em diversos blogs; no site nacional da UOL; entre outros. Logo, temos aqui um exemplo de como está grande o poder dessas redes sociais, que fazem brincadeiras virar realidade!
juliocbp

Observações do livro em vídeo - 2 views

shared by juliocbp on 04 Oct 11 - No Cached
  •  
    Um interessante resumo do livro.
juliocbp

Internet fomenta venda de livros, diz análise - 2 views

  •  
    Em um trecho do livro ele comenta sobre a dúvida do que ocorreria com a venda física onde até mandou um e-mail para os pesquisadores. A matéria cita justamente isso corroborando sua análise.
Renato Siqueira

Friends - Fan Forum - 2 views

  •  
    Friends -Maior forum sobre o seriado friends que é atualizado até hoje mesmo depois de 7 anos de fim de seriado. No forum as pessoas dão suas opinioes sobre seus principais personagens e o que mais gostam neles. Cada personagem ou casal formado na serie tem seu proprio topico para ser unica e exclusivamente discutido.
tarcisio castro

Resident Evil - O Jogo de grande sucesso que se expandiu para diversas mídias - 2 views

  •  
    O link é um vídeo de uma análise da UOL jogos sobre o novo jogo da Série de Resident Evil. Que começou como um simples jogo de video game, e alavancou com grande sucesso ao passar dos anos se adaptando a diversas mídias. Novamente um exemplo de Transmídia, o famoso jogo de video game Resident Evil resultou em um grande número de fãs em varias outras mídias, não só computador e Celular, mas também o grande sucesso no cinema que consagrou uma incrível série nas telas, gibis, RPG e outras coleções, ganhando até um site exclusivo da série.
Luana Bulcão

Dungeons & Dragons RPG - fórum - 2 views

  •  
    Nos capítulos 4 e 5, Jenkins examina a cultura participativa e a cultura de fãs. Esse link é de um fórum de Dungeons & Dragons, conhecido também como D&D, um jogo de RPG. Nesse fórum os fãs dessa franquia compartilham informações sobre o jogo, criação de personagens, dicas para cenários, etc. Nessa modalidade de RPG já foram baseadas algumas histórias, desenhos (como Caverna do Dragão) e filmes. Além de se expandir para outras mídias, é uma cultura bastante forte dentro de um nicho específico de mercado.
tuliodias

Diablo II Fan Fiction - Tomb of Knowledge - 2 views

  •  
    Esse link traz o site de fanfictions do jogo Diablo II. Este jogo é um RPG que se passa na idade média, e o jogador conta com uma série de guerreiros que vão em busca de derrotar o senhor do mal, Diablo. Quando o jogo acaba e não há mais nada a fazer, a alternativa é dar continuidade a história do jogo que infelizmente é bastante curta. Lá os jogadores podem compartilhar histórias com jogadores do mundo todo. Além parte de fanfictions, o site conta com tópicos que auxiliam a os jogadores durante suas jornadas no game.
Isabela Rocha

O Artista que Ajudou a Eleger Obama - 2 views

  •  
    Este é o link que fala um pouco da história do artista Frank Shepard Fairey, que criando um cartaz espontâneo de modo despretencioso, ajudou a eleger o presidente Obama em sua eleição nos Estados Unidos. Este cartaz é uma representação da cultura popular espontânea na democracia, onde os consumidores - no caso eleitores ou simpatizantes - participam e se engajam na campanha de um determinado candidato. Obama inclusive, até agradeceu pessoalmente ao artista pela sua contribuição na campanha. Vemos aqui que a partir da distribuição de conteúdos tanto na internet quando em mídias mais tradicionais, o artista conseguiu obter um resultado inesperado e grandioso, que muitos profissionais do Marketing invejam ter.E tudo isso veio da participação de um consumidor "comum".
alisonventura

The Tomb Raider Chronicles - 1 views

  •  
    O fansite de Tomb Raider, primeiro da categoria a condensar um gigantesco acervo de conteúdo do jogo, é um bom exemplo de sites criados a partir do trabalho voluntário de pessoas que fazem aquilo porque gostam. Aos poucos, o site foi crescendo: ganhou várias imagens, criadas e tiradas do jogo e de antigas campanhas, resenhas, detonados (nome dado ao passo-a-passo de como resolver enigmas dentro de um jogo), audio, vídeo, enfim - o site ganhou notoriedade, passou a ser acessado por milhões de usuários, e hoje, foi reconhecido pela EIDOS, distribuidora do jogo, como um fansite oficial. Esse é um exemplo alternativo a Wikipédia, que mostra como funciona o "trabalho voluntário" dentro da web. Ele se inicia no final da cauda, quase sem nenhuma notoriedade, e vai migrando até ganhar cada vez mais acessos. O trabalho não se dá em busca da moeda, segundo o livro, a busca desses autores é saber que ajudaram no crescimento daquilo, que parte daquele conteúdo foi criado por eles, e que, consequentemente, esse reconhecimento pode se tornar um serie de coisas, inclusive, dinheiro.
Maria Clara Martorelli

Fan Fiction - Saga Crepúsculo - 1 views

  •  
    O poder dos fãs é apresentado por Jenkins durante o livro. Cultura da Convergência mostra a relação, às vezes tensas, entre produtores de filmes e os consumidores dos próprios filmes. Os consumidores passaram a ser produtores de obras, chamadas de Fan Fictions. O site de Fan Fiction de Crepúsculo mostra os fãs da saga criando suas próprias histórias sobre os personagens do filme. Isso leva a uma discussão intensa no mundo do entretenimento sobre direitos autorais.
« First ‹ Previous 61 - 80 Next ›
Showing 20 items per page