Este espaço pertence à DGIDC e disponibiliza, através de uma base de dados, recursos educativos que podem ser utilizados no Pré e no Pri, recorrendo às TIC. É, ainda um espaço colaboativo, visto que permite que qualquer utilizador adicione recursos educativos que considere interessantes.
Este é um optimo espaço para partilhar recursos educativos e experiências, estabeleçer correspondência entre professores ou mesmo escolas e turmas desenvolvendo trabalho colaborativo.
Uma das actividades que achei interessante para aplicar em contexto de sala de aula foi: "Experiências de utilização das TIC".
Tendo como objectivo a exploração de três sites com actividades de sala de aula recorrendo às TIC.
Trata-se de três espaços distintos, que nos permitem constatar a forma como professores e alunos se apropriam das TIC para aprender, para divulgar o seu trabalho e para concretizar projectos.
Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) é uma fundação que tem como missão a formação e qualificação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
A FDTI forma e certifica, milhares de formandos, nos diversos projectos que promove na área das TIC.
Promove ao longo do ano várias acções de formação e sensibilizações.
O TIC Pediátrica é um projecto desenvolvido pela FDTI, que visa dotar as áreas de pediatria dos hospitais públicos de infra-estruturas tecnológicas que permitam proporcionar às crianças internadas momentos de lazer, o acompanhamento pela família e o contacto com a escola, através de web-cam, PC ou mesmo através de blogs.
Cada vez mais encontramos crianças com necessidades educativas especiais, principalmente a dislexia, dificuldades de aprendizagem e sídromes, nas diversas instituições.
Neste site, podemos encontrar diversos documentos, testes e workshops.
Nos ligadas à área da Educação, muitas vezes é util possuir algum conhecimento sobre diversas actividades que iremos desenvolver ao longo da nossa carreira profissional.
Neste site, podem encontrar diversas formações na área da pintura e da animação.
Esta empresa "Work shops & animação" localiza-se em Vila Franca de Xira.
Na próxima segunda-feira, dia 8 de Novembro, realizar-se-á um workshop na ESE. Tem a duração de 6horas, desde as 10h às 17h.
Preço: Estudantes do IPS 17euros
Sócio da AE's 15euros
Público em geral 20euros
Contacto: arsacaparica@gmail.com
Inscrições limitadas.
Como futuras docentes na área da Educação, considero importante este tipo de formação, porque durante a nossa actividade profissional poderá ser-nos útil.
Este artigo, publicado na revista EFT (educação, formação e tecnologia - http://eft.educom.pt) por Paulo Faria, pretende dar a conhecer as vantagens da integração de ferramentas digitais na sala de aula, especialmente no ensino da Língua Portuguesa.
O autor apresenta-nos uma breve reflexão acerca da inclusão das TIC na disciplina de Língua Portuguesa, com maior destaque para a utilização do blogue como meio para desenvolver a leitura e a escrita.
Este site é um óptimo espaço para pais, educadores e professores onde todos podem adquirir mais conhecimentos sobre Segurança e Protecção e Ambiente. Tem um espaço dedicado a Pais e Educadores bem como uma Área Pessoal.
Este espaço pertence à Guarda Digital, IPG e Nerga.
Trabalhar as TIC com crianças que têm necessidades educativas especiais, especialmente crianças autistas.
Enquanto futuras educadoras e professoras é bom termos um mínimo de informação e preparação sobre o assunto, para podermos agir da melhor forma possível com crianças que têm necessidades educativas especiais.
O Pavilhão do Conhecimento tem diversas exposições permanentes tanto para crianças como para adultos. Estas exposições permitem a participação dos visitantes, possibilitando ter contacto com diferentes áreas importantes para a formação de qualquer pessoa. Sugiro que como futuras profissionais de educação vejam este site, onde poderão tirar ideias para futuras visitas de estudo ou mesmo a nível pessoal poderão visitar.
O Pavilhão do Conhecimento está encerrado às Segundas-feiras, nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. O horário de funcionamento é: às Terça a Sexta-feira das 10h às 18h e ao Fim-de-Semana das 11h às 19h.
No site terão muitas mais informações…
O Pavilhão do Conhecimento é um excelente local em que os alunos podem usufruir de uma experiência única.
A existência de exposições temáticas e de módulos interactivos permitem aos visitantes de todas as faixas etárias abordar variados temas de uma forma activa e lúdica, "estimulando a exploração do mundo físico e a experimentação".
"Aqui cada indivíduo tem um papel activo no seu próprio processo de aprendizagem."
Devemos proporcionar aos nossos futuros alunos momentos enriquecedores e gratificantes.
A visita ao Pavilhão do Conhecimento pode ajudar a fortalecer "a autonomia de cada um e a confiança nas suas próprias capacidades para compreender e aprender".
Os Centros Ciência Viva são espaços interactivos e têm como principal objectivo a divulgação da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa.
"Representam a moderna museologia da ciência e são espaços dinâmicos de conhecimento e lazer, onde se estimula a curiosidade científica e o desejo de aprender."
O Planetário Calouste Gulbenkian e O Pavilhão do Conhecimento são exemplo de centros que integram a Rede de Centros Ciência Viva que abrange todo o país.
Realizam-se na Biblioteca Pública de Évora, no próximo dia 18 de Novembro, as VI Conferências do Cenáculo: "A Biblioteca 2.0: oportunidades e desafios para as bibliotecas do século XXI".
Num mundo em que cada vez mais as novas tecnologias começam a prevalecer, a biblioteca 2.0 surge com a finalidade de promover a literacia da informação, potênciando o envolvimento da comunidade e principalmente colaboração das Bibliotecas Escolares (BE) e as TIC na escola.
A expressão biblioteca 2.0 é um termo relativamente novo, que nasceu em 2005.
Esta conferência irá permitir a reflexão dos profissionais sobre a emergência do conceito de biblioteca 2.0, avaliar o impacto que poderá ter sobre as bibliotecas e discutir a situação portuguesa neste dominio
"É necessária a vontade de inovar" (Carlos Pinheiro, Coordenador Interconcelhio da RBE)
Mais sobre bilioteca 2.0:
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/511.html
A Biblioteca Municipal de Algés está a organizar no mês de Novembro duas formações na área das TIC com os temas:
- Internet Segura para Pais e Educadores;
- Recursos Educativos On-line.
Destinam-se principalmente a pais e educadores e as inscrições são gratuitas.
O Centro Oeiras a Ler irá promover em Novembro na Biblioteca Municipal de Algés duas acções de formação:
Tema: Internet Segura para Pais e Educadores
Data: 06 de Novembro de 2010
Horário: das 10h às 17h30
Público - alvo: pais e educadores
Acção de formação ministrada pelo Professor Hélder Cacito da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/ Plano Tecnológico de Educação.
Nesta acção pretende-se sensibilizar para a utilização esclarecida, crítica e segura da Internet em particular pelas crianças e jovens.
Tema: Recursos Educativos On-line
Data: 20 de Novembro de 2010
Horário: das 10h às 17h30
Público-alvo: professores, educadores, técnicos de biblioteca, animadores e pais.
Acção de formação ministrada pelo Professor Hélder Cacito da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/ Plano Tecnológico de Educação.
Nesta acção pretende-se dar a conhecer os recursos educativos digitais disponíveis na internet.
Informações e inscrições: BMAlgés, tel. 210977480/1, lgoncalves@cm-oeiras.pt (Luís Gonçalves).
As fichas de inscrição encontram-se no site.
Numa sociedade em que o recurso às Tic é cada vez mais frequente, inclusivé para actividades quotidianas é importante este tipo de formações, que permitem aos utilizadores das Tic e da Internet a aquisição e consolidação de conhecimentos.
José Duarte ((Professor Adjunto do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação da ESE) delicia-nos com três histórias de três crianças diferentes. As suas vidas mudaram com a interacção dos computadores...
O programa visa a promoção e o desenvolvimento da língua portuguesa, através da concessão de apoios a actividades executadas por entidades externas à Fundação, bem como através de iniciativas próprias.
No âmbito dos apoios concedidos, destacam-se o incentivo a bibliotecas escolares e públicas e o apoio à realização de congressos, conferências e seminários sobre a língua e a literatura portuguesas.
O site "Leituras" foi criado com o objectivo de desenvolver o gosto pela leitura e o conhecimento sobre o que se edita em Portugal. No site estão incluídas várias rubricas: "Rol de livros" - com recensões críticas a obras publicadas desde a década de 60; "Catálogo" - obras do Plano de Edições; "Boletim Cultural" - com todos os Boletins publicados e respectivos conteúdos.
No âmbito deste Programa Gulbenkian foram criados os projectos, "Diversidade Linguística", e "A Casa da Leitura".
A Fundação organiza ainda a iniciativa "Clássicos na Gulbenkian", que pretende divulgar os clássicos da literatura universal ao grande público, mas procurando sobretudo cativar o público estudantil. A inicitiva tem lugar no mês de Maio, na sede da Fundação.
Algumas das actividades deste Programa Gulbenkian podem ser encontradas em Bolsas e Subsídios, Prémios e Programas e Projectos.
"Estudo europeu salienta novos riscos para adolescentes num mundo de redes sociais"
Estudo relacionado com o inquérito europeu sobre segurança online, realizado por uma agência de estudos de Mercado independente, a Cross Tab, durante o mês de Janeiro de 2009.
Diploma de competências básicas em tecnologias de informação
Descrição: diploma emitido através da realização de um exame exclusivamente prático, com uma duração máxima de sessenta minutos a realizar na biblioteca, sob monitorização de um formador. A BMDD é um centro de emissão do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação credenciado pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.
Destinatários: público em geral
Calendarização: Jan a Dez 2010
Local: Biblioteca Municipal D.Dinis (Odivelas) / Biblioteca Municipal D.Dinis do núcleo da Pontinha.
As bibliotecas municipais de Palmela e do Pinhal Novo já têm a funcionar duas Crossing Zones, zonas de troca e de partilha de livros, integradas numa ampla rede social que visa reunir cada vez mais adeptos da leitura.