Skip to main content

Home/ Groups/ AGXDGT
Breno Souza

The Alchemists - Blog | Os alquimistas estão chegando - 1 views

  •  
    Esse blog foi criado logo após o lançamento do livro. The Alchemists foi co-fundado por Maurício Mota e Mark Warshaw - Heroes. Consideram Henty Jenkins um "deus" da ideia de tecnologia utilizada pelo consumidor. O foco é na narrativa transmídia (transmedia storytelling).
Breno Souza

Campanha Nokia N8 - 1 views

  •  
    Esse é um dos vídeos da campanha do Nokia N8, um stopmotion feito por uma empresa britânica que traz como tema principal "o que você faz com a tecnologia?". O vídeo serve para mostrar a qualidade da câmera do celular. Esse tema é uma das bases do livro cultura de convergência em que Henry Jenkins discute principalmente como o usuário faz uso da tecnologia.
Breno Souza

The Dark Knight Viral Marketing Campaign - 1 views

  •  
    Essa campanha foi realizada pela 42Enterteinment que é especializada em "desenvolver" virais. Ela serviu para a campanha de lançamento do filme O Cavaleiro das Trevas(2008) e durou quase um ano até a estréia do filme. A campanha é um exemplo da transmedia storytelling, conceito apresentado no livro Cultura de Convergência. O conceito traz a ideia da possibilidade de se contar uma história utilizando de mídias diferentes. A possibilidade de continuação de uma história que é basicamente feita pra pequenos grupos, grupos de fãs. Como é o caso dessa campanha que narra um prólogo a história apresentada no filme.
Isabela Rocha

The Voice - Reality TV - 3 views

  •  
    Este é o link sobre o reality show "The Voice". Apesar de se assemelhar com o American Idol por se tratar de uma competição musical onde o vencedor ganha um contrato com uma gravadora no valor de $100,000, ele possui aspectos característicos que buscam atrair a atenção dos telespectadores de várias maneiras inusitadas - como as Blind Auditions (audições às cegas), Battle Round (rodada de batalhas) e os Live Shows (apresentações ao vivo). A participação do público também se dá através de votos, escolhendo o favorito, numa participação coletiva onde o mais votado pelo público vence o programa. No site, pode-se perceber que eles possuem canais de blogs, produtos de merchandising (loja virtual) e até games (trivias) que podem ser jogados pelos fãs do reality. Porém, o que mais me chamou a atenção, foi a parceria musical entre dois dos jurados - Christina Aguilera e Adam Levigne do Maroon Five - ao lançar uma música chamada "Moves Like Jagger". http://www.youtube.com/watch?v=iEPTlhBmwRg Vejo aqui uma tentativa de união entre conteúdo e entretenimento (Madison & Vine) através de diversos pontos de contato com o consumidor de forma interativa, desde o merchandising, a parceria com a gravadora e por fim, com a união dos dois jurados. A titulo de curiosidade, Mark Burnett (produtor de Survivor), também é o produtor executivo de The Voice.
tuliodias

The Force: Volkswagen Commercial - 3 views

  •  
    Nesse filme de 60 segundos a Vokswagen faz uma brilhante paródia do Star Wars. A produção usa um menino que esta fantasiado de Darth Vader que ao som da marcha imperial tenta usar a sua força para movimentar os objetos com o poder da mente. Fica bem claro o poder que a convergência oferece, pois usa de uma referência que quem não só apenas assistiu a franquia conheça, pois o Darth Vader se tornou uma figura ilustre perante a cultura de massa.
tuliodias

Resident of media mix - 3 views

  •  
    Para quem conhece o a franquia Resident Evil, sabe que a história se passa na terra após a epidemia de um vírus que transforma humanos em zumbis. Deixando de lado a história e entrando no conceito apresentado no livro de Jenkins, assim como a trilogia Matrix apresenta a sua media mix, o Resident Evil também apresenta uma série de complementos que enriquecem ainda mais o universo do jogo. Inicialmente, o único suporte da franquia foram apenas os jogos mesmo, com passar dos anos os produtores estudavam que seria viável difundir esse sucesso por outros meios, assim como o cinema que não é só um filme de jogo e sim mais uma história paralela que usa de artifícios do mesmo universo. Hoje a franquia vai dos jogos eletrônicos em diversas plataformas indo até a livros e gibis. Segue acima o site que conta um pouco do universo Resident Evil.
felipewanderley

Cultura da Convergência - 4 views

Segue três links onde um é uma resenha do livro, o outro é uma comparação entre os fãs de Star Wars,e o outro comenta sobre as várias plataformas criadas pelos diversos produtores dando exemplo com...

agxdgt task#2 agx112 cultura convergencia jenkis

started by felipewanderley on 29 Sep 11 no follow-up yet
Jayme Siqueira

Survivor Sucks - 10 views

Segue o link do site http://survivorsucks.com/ site que foi responsável pelo início do fenômeno de discussão das séries de tv na internet começando pela série survivor, e revelando o interesse no p...

agxdgt task#2 agx112 jenkins cultura convergência

started by Jayme Siqueira on 28 Sep 11 no follow-up yet
Maria Clara Martorelli

A Bruxa de Blair - 1 views

  •  
    O livro de Jenkins explica o conceito de narrativa transmídia como sendo a continuidade de um conteúdo em mídias distintas. A Bruxa de Blair, mesmo com baixo orçamento, conseguiu atrair público com a estratégia transmidiática. Primeiro, foi criado esse site que fazia a lenda ser bem verdadeira. Quando as pessoas buscavam informação sobre a lenda, achavam o site. Além disso, houve um documentário exibido pelo Sci Fi Channel, uma fita cassete com a trilha sonora foi achada em carros por estudantes. Tudo trazia conteúdo diferente da marca.
Maria Clara Martorelli

Fan Fiction - Saga Crepúsculo - 1 views

  •  
    O poder dos fãs é apresentado por Jenkins durante o livro. Cultura da Convergência mostra a relação, às vezes tensas, entre produtores de filmes e os consumidores dos próprios filmes. Os consumidores passaram a ser produtores de obras, chamadas de Fan Fictions. O site de Fan Fiction de Crepúsculo mostra os fãs da saga criando suas próprias histórias sobre os personagens do filme. Isso leva a uma discussão intensa no mundo do entretenimento sobre direitos autorais.
Maria Clara Martorelli

Forum - discussão sobre a série Two and a Half Man - 2 views

  •  
    Durante todo o livro Cultura da Convergência, Jenkins aborda o conceito de inteligência coletiva de Pierre Lévy. Principalmente no segundo capítulo do livro, o autor aborda esse tema a exemplo do reality show Survivor. O forum é um exemplo de inteligência coletivo, pois o conhecimento da audiência de séries e reality shows não consegue ser reunido em uma única pessoa. Assim, a audiência busca forums, como esse da série Two and a Half Man, para chegarem a uma conclusão conjunta, resultando em uma inteligência coletiva.
silviasena

A história da interface gráfica - 3 views

  •  
    De acordo com capítulo 3 do livro Cultura da Interface de Steven Johnson, é interessante perceber a evolução do computador juntamente com sua interface gráfica e que sua evolução, tanto estética quanto funcional foi fundamental para a crescente popularidade que o computador vem tendo até agora, fruto dessa amigabilidade que o computador e seus sistemas operacionais ganharam com o passar do tempo.
silviasena

Evolução dos Computadores - Brasil Escola - 4 views

  •  
    Sobre o começo do capítulo 5 do livro Cultura da Interface de Steven Johnson, achei interessante esse link que explica por ano a evolução do computador.
silviasena

Desciclopédia - 5 views

  •  
    Achei a Desciclopédia interessante para analisar o hyperlink, por ser um site que cria uma linguagem própria pra ironizar ou satirizar os conteúdos doaWikipedia, utilizando hyperlinks e riscados*. Além de usar o mesmo padrão e layout da wikipedia.
alisonventura

Shopping Uol: Agregadores de conteúdo - 2 views

  •  
    Como último bookmark, escolhi um agregador de conteúdo brasileiro: o shopping uol. Porém, ele vai numa linha diferente de agregadores de lojas físicas, como a Amazon, pois ele junta lojas on-line. O lucro que ele tira daí é através de contratos com esses sites: eles pagam a UOL para serem listados nas buscas
alisonventura

The Tomb Raider Chronicles - 1 views

  •  
    O fansite de Tomb Raider, primeiro da categoria a condensar um gigantesco acervo de conteúdo do jogo, é um bom exemplo de sites criados a partir do trabalho voluntário de pessoas que fazem aquilo porque gostam. Aos poucos, o site foi crescendo: ganhou várias imagens, criadas e tiradas do jogo e de antigas campanhas, resenhas, detonados (nome dado ao passo-a-passo de como resolver enigmas dentro de um jogo), audio, vídeo, enfim - o site ganhou notoriedade, passou a ser acessado por milhões de usuários, e hoje, foi reconhecido pela EIDOS, distribuidora do jogo, como um fansite oficial. Esse é um exemplo alternativo a Wikipédia, que mostra como funciona o "trabalho voluntário" dentro da web. Ele se inicia no final da cauda, quase sem nenhuma notoriedade, e vai migrando até ganhar cada vez mais acessos. O trabalho não se dá em busca da moeda, segundo o livro, a busca desses autores é saber que ajudaram no crescimento daquilo, que parte daquele conteúdo foi criado por eles, e que, consequentemente, esse reconhecimento pode se tornar um serie de coisas, inclusive, dinheiro.
Jayme Siqueira

George Lucas in Love e Troops - 16 views

As Ferramentas tecnologicas possibilitaram os fãs da Saga Star Wars, a participarem e produzirem suas próprias visões e versões de Star Wars e essa produção cultural cria uma identidade visual e ...

agxdgt task

started by Jayme Siqueira on 14 Sep 11 no follow-up yet
Jayme Siqueira

New Orleans Media Experience - 9 views

Segue abaixo um link de um post que fala sobre o propósito da conferência e as discussões sobre a filmagem de vídeos digitais , o custo, e como isso seria relevante e importante para a indústria do...

agxdgt

started by Jayme Siqueira on 07 Sep 11 no follow-up yet
alisonventura

Greatest Hits (Björk) - Wikipédia, a enciclopédia livre - 2 views

  •  
    Estou lendo "Cauda Longa" do editor-chefe da revista Wired, Chris Anderson. Escolhi este link para ilustrar uma discussão muito interessante que é tratada no livro: a cultura movida a hits. Em um mundo onde não se sabe ao certo o resultado de grandes produções de entretenimento (música, cinema, televisão, etc) é bastante lógico que grandes distribuidoras apostem em potenciais grandes hits - que, consequentemente, ditam o gosto de grande parte da população. Porém, vivemos um novo cenário com a chegada do mundo virtual: o universo dos micro-hits. Estes são fomentados por pessoas que agora podem escolher artistas, músicas e matérias que se enquadram a um gosto específico, e peculiar, de cada um. Daí, o link. Você sabia que a música hit da cantora Björk se chama "All is full of love"? Você já conhecia a cantora Björk? Sabe que ela é islandesa, ou até mesmo sabe onde diabos fica a Islândia? Em comparação com as informações que muitas pessoas têm da cantora pop Lady Gaga, o número de indivíduos que já ouviu alguma vez Björk é muito pequeno, mesmo que ela ainda seja considera uma artista relativamente bastante conhecida. E o "relativamente bastante conhecida" é o ponto chave desta discussão: apesar de vender menos que a outra, ela ainda assim, vende. É nesse novo mercado que o marketing deverá basear-se: no mercado dos pequenos cantores, que, muitas vezes, atingem apenas regiões específicas, como o Forró em Pernambuco, por exemplo. O mercado dos micro-hits. E é nisso que a Cauda Longa se baseia: nas vendas que vão além dos CDs de sucesso, dos Top 10 e Hit Paredes da vida.
« First ‹ Previous 81 - 99 of 99
Showing 20 items per page