Data: 11 de Maio de 2011.
Local: Instituto de Educação - Universidade do Minho.
Duração: 4 horas.
Público-alvo: Professores e Coordenadores PTE, Formadores de Professores e Investigadores, Responsáveis por Projectos de Inovação Educacional em Instituições Públicas ou Privadas e Autores de Iniciativas de Inovação Educacional.
Resumo:
Em todos os lugares a procura é para articular estratégias pragmáticas capazes de orientar a implementação de políticas tecnológicas e investimentos para a educação. A hipótese a ser discutida neste seminário é que duas mudanças fundamentais estão a alterar o quê, o onde e o como a aprendizagem se realiza no século XXI.
■A primeira mudança está nos atributos de espaço, mistura e criação do conhecimento organizacional;
■A segunda é uma mudança na forma como o futuro é usado para fazer escolhas.
Os participantes no seminário irão explorar os atributos de mudança da criação de conhecimento e da tomada de decisão. Os trabalhos do seminário serão desenvolvidos segundo uma metodologia de exposição e aprender a fazer que permita o envolvimento dos participantes na reflexão sobre o futuro e discussão dos seus pressupostos de antecipação.
Condições: A inscrição neste seminário tem o valor de 240€, incluindo a entrada na VII Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação - Challenges 2011.
Vídeo, animação e formulário são meios à sua disposição para combater o excesso de peso na infância.
Testámos 171 cereais de pequeno-almoço e todos são demasiado doces. Pão, leite e fruta são a melhor opção para começar o dia. Mostre o nosso vídeo às crianças e ajude-as a fazer boas escolhas pela manhã.
Alimentação errada e falta de exercício físico são alguns dos culpados do excesso de peso. Os pais devem ler a informação nutricional no rótulo e optar por produtos com pouco açúcar, gordura e sal. A animação indica-lhe os valores a considerar.
O marketing alimentar a produtos desinteressantes também tem contribuído para o problema. É urgente a criação de um código internacional, a implementar pelos governos nacionais, que restrinja o marketing e a publicidade a produtos pouco saudáveis para crianças. Deixe o seu testemunho no nosso formulário.
A Associação Meninos de Oiro é uma associação sem fins lucrativos, criada para a defesa dos direitos das crianças de Azeitão e Setúbal, que foi constituída por escritura pública outorgada em 14 de Maio de 2003 e à qual foi conferido o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, em Dezembro do mesmo ano.
A Associação SOL foi percursora ao criar uma filosofia própria diferente do que existia até então.
Uma Casa com um número restrito de crianças, em que fomenta a proximidade afectiva, a confiança, a segurança, o sentimento de pertença e emergindo sempre o sentimento de família, neste caso uma família à antiga, numerosa.
A Casa SOL nada tem a ver com o modelo tradicional de instituição. Cria nas crianças um sentimento de conforto e pertença, como tal palavras como refeitório, dormitório e recreio são substituídas por casa de jantar, quarto dos meninos, das meninas e jardins.
A relação entre os meninos e os adultos assume também uma forma particular.
Não são "Preceptores ou Educadores" mas sim Tias e Tios, promovendo um relacionamento mais afectuoso e familiar.
Não existe limite de idade para permanecer na Casa SOL.
Estas crianças são os donos da Casa e dela só saem quando um dia acharem que estão preparadas para o fazer; excepto em casos que se consegue que estas crianças sejam adoptadas ou integradas na sua família de origem.
Por estas razões a Associação SOL foi distinguida na Sede da UNESCO em Paris em 15 de Outubro de 2000 pela sua filosofia piloto.
A 10 de Dezembro de 2001 na Assembleia da República com a atribuição por unanimidade do Prémio dos Direitos Humanos.
A 14 de Junho de 2003 com a confirmação de ONG (Organização não Governamental) com o estatuto especial consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.
A sinalização dos casos é realizada tanto por entidades públicas como privadas, nomeadamente tribunais, comissões de protecção de menores, centro de saúde, centros regionais de segurança social e outras instituições.
Independentemente da esperança de vida que uma criança possa ter, o princípio orientador da acção da SOL é a qualidade de vida com que ela vive os seus dias. O Projecto de vida de uma criança infectada e afectada pelo vírus
No seguimento das aulas de LPTIC, decidi catalogar este site, pois apresenta imensas dicas, sugestões, conselhos, para pais e educadores, em como proteger as crianças dos perigos da internet (proporcionar segurança on-line).
A segurança de crianças e adolescentes na Internet é hoje alvo da atenção de famílias, escolas e comunidades. Isto para não falar de governos (locais e centrais), empresas do sector das tecnologias de informação, órgãos de comunicação social, etc.
Este site serve para alertar pais e educadores sobre os perigos da net, de forma podermos protege-los dos perigos existentes neste meio.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será aplicado no sistema educativo e nas escolas portuguesas, em todas as disciplinas de todos os anos de escolaridade, a partir do início do ano lectivo de 2011/2012, em Setembro de 2011.
Os manuais escolares utilizarão progressivamente a nova ortografia, seguindo o ritmo das novas adopções ou quando um manual já adoptado tenha de ser reimpresso durante o seu período de vigência. Assim, os novos manuais a adoptar para 2011/2012 já estarão de acordo com a nova ortografia, que, até 2014, será utilizada em todos os novos manuais adoptados.
Durante o segundo período do presente ano lectivo, estarão acessíveis em linha, para todos os professores, informações úteis sobre o uso da nova ortografia e sugestões para a sua aplicação em sala de aula. Serão, ainda, disponibilizados materiais e instrumentos para o esclarecimento de dúvidas.
Os exames nacionais e as provas de aferição serão, nesta matéria, objecto de orientações do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), em devido tempo.
No Portal da Língua Portuguesa (http://www.portaldalinguaportuguesa.org/), podem ser encontrados recursos auxiliares para a aplicação do acordo ortográfico. Em particular, neste portal encontram-se disponíveis o Vocabulário Ortográfico do Português e o Conversor Lince, que foram oficialmente adoptados pelo Governo.
O texto da Resolução da Assembleia da República n.º 26/91, de 4 de Junho de 1991 e publicado no Diário da República, I Série A, de 23/08/91, contém não só as 21 bases do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, como também a explicação das alterações de estrutura e de conteúdo deste acordo em relação aos anteriores.
Neste site podemos encontrar histórias para ouvir com as crianças, jogar e aprender, imagens para colorir, construír puzzles e ainda notícias de trabalhos realizados por alunos do pré-escolar e dicas para professores e educadores.
Ora aqui está um site muito interessante e que as crianças adoram, pois são curtas metragens em desenhos animados ou marionetas, que falam sobre diversos temas do conhecimento geral.
Neste site é possivel fazer diversas coisas tais como, jogar, aprender, ler e ouvir histórias, conhecer as diferentes personagens do site e falar com outras pessoas ou amigos (chat). É no entanto necessário ter cuidado com esta área do site, pois os chats são um mundo desconhecido que para as crianças quer para os adultos, pois não sabemos com quem estamos a comunicar do lado de lá do computador.
O Duende é um site interativo que tem uma parte bastante interessante sobre como cuidar do meio ambiente. A parte ecológica do Duende procura despertar as crianças para agirem correctamente com o meio ambiente, desde cedo. Além disso, elas podem ouvir as diferentes vozes que os bichos têm clicando em cima do bicho. Atividades como pintura, música , jogos e histórias animadas fazem com que o site seja capaz de prender a atenção das crianças para querer aprender mais.
Site onde se pode encontrar para além das várias áreas curriculares, as práticas e comportamentos que as crianças devem ter, como por exemplo, as boas maneiras.
Site onde se pode aprender mais sobre matemática, arte, musica, etc.
Em cada uma destas áreas é possivel aprender sobre as mesmas, fazer actividades, experiências e muitas outras coisas educativas.
Site onde as crianças podem aprender um pouco mais sobre saúde, ecossistemas, ecologia, arte, entre outras temáticas. Dentro de cada tema, encontram-se inumeras informações sobre as várias subtemáticas. Exemplo: saúde - diabestes, colesterol, alergias, piolhos, entre outros.
Neste site podemos encontrar várias actividades on-line que ajudam na aprendizagem de temáticas sobre o corpo humano, nomeadamente os vários sistemas nele existente. As crianças aprendem assim de uma forma ludica, ao mesmo tempo que divertida.
Temáticas abordadas:
- sistema circulatório;
- visão humana;
- sistema respiratório;
- sistema digestivo;
- sistema urinário.
Neste site podemos encontrar os mais variados jogos, das personagens mais divertidas e conhecidas pelas crianças do mundo dos desenhos animados e séries infantis.
Este sitio proporciona às crianças uma entrada segura no mundo da Internet. Apresenta vários sítios direccionados a crianças dos 4 aos 13 anos (pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo).
"Esta página tem por objectivo proporcionar às crianças uma entrada segura no mundo da Internet e dar respostas adequadas aos novos interesses e necessidades educativas. Seleccionámos dezenas de sítios infantis dirigidos a crianças dos 4 aos 13 anos, abrangendo o pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo. Jogos educativos ou meramente lúdicos, histórias animadas, animais, profissões, trabalhos manuais, actividades, passatempos, filmes, notícias, postais, desporto e música completam as nossas escolhas."