Inovação em Midias Interativas Conceito de inovação por Paulo Renato Cabral; Inovar, em suas diversas concepções, mais do que gerar e produzir o novo com sucesso, significa também correr riscos, conviver com a incerteza, gerar ideias e conviver com os erros e fracassos. Isso são atributos ligados ao comportamento humano, não dependem de leis ou incentivos, mas são favorecidos por estes.A inovação realmente só floresce quando se muda um mo-delo de pensamento, as leis e incentivos ajudam, mas não são suficientes. Nesse novo modelo mental, a competição dá lugar à colaboração, a hierarquia dá lugar ao trabalho em rede, a rigidez se transforma em liberdade, o risco significa oportunidade e o medo de errar representa aprendizagem. Retirado de http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-43952010000100012&lng=en&nrm=iso
Para entender o que é inovação podemos nos apoiar no livro de Carmine Gallo "Inovação, a arte de Steve Jobs" onde o autor define inovação como sendo "uma nova maneira de fazer algo que resulta em uma mudança positiva"
No Art. 2º, inciso IV da Lei Nº 10.973 de 2 de dezembro de 2004, inovação é a "introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços".
Os autores Duaibili & Simonsen Jr. afirmam que "a criatividade é a faísca, a inovação é a mistura gasosa. A primeira dura um pequeno instante, a segunda perdura e realiza-se no tempo. É a diferença entre inspiração e transpiração, a descoberta e o trabalho". Já segundo De Brabandere, a criatividade é um processo individual, enquanto a inovação é um processo coletivo, devendo ser trabalhado em grupo, coletivamente.
Segundo Lopes e Barbosa (2008), o entendimento da inovação passa não somente pela análise das estruturas, do ambiente tecnológico, institucional, cultural ou social, mas também das interações nos processos de desenvolvimento de recursos, rotinas, capacidades dinâmicas e competências. A inovação, nessa perspectiva, está relacionada a um processo que necessita de constante alimentação, passando pela identificação das necessidades, da formulação de estratégias, de soluções e testes, produção e disponibilização de produtos novos ou melhorados. O consumidor desses produtos e serviços gera novas informações e realimenta o processo.
LOPES, D.P.T;BARBOSA, A.C.Q. Inovação: conceitos, metodologias e aplicabilidade. Articulando um constructo à formulação de políticas públicas - uma reflexão sobre a lei de inovação de Minas Gerais. Seminário de Economia Mineira, Diamantina, 2008. Disponível em http://goo.gl/BHfvGd
Baseado em estudos e teorizações econômicas o BNDS define Inovação como "...primeira introdução comercial bem sucedida de um novo produto, a primeira utilização de um novo método, ou a criação de uma nova forma de atividade empresarial."
O conceito de inovação é bastante amplo, pois depende da dua forma de aplicação. No campo da administração, vemos falar muito em inovação de produtos, inovação de serviços, o que nada mais é, do que ideias que buscam atingir o público alvo da empresa. Entre os tipos de inovação temos também: Inovação de processos - que buscam mudanças no processo produtivo a fim de ganhar tempo e economia. Com isso, oferendo produtos diversificados com preços competitivos. Inovação Incremental - este tipo de inovação busca pequenas modificações no produto inicial, porém que fazem com que o produto seja visto de uma forma mais atrativa para os que já são consumidores do mesmo e também atrair novos consumidores. Inovação Radical - traz mudanças drásticas no produto/serviço, o que representa um novo paradigma ao segmento do mercado.
Nos dias atuais a palavra inovação é muito utilizada no contexto de ideias e invenções. Mas inovação não são apenas ideias e invenções, nem avanços científicos e tecnológicos. Inovação é um conceito muito mais ligado ao valor. Inovação é algo novo e que consegue alterar, gerando valor, o seu ambiente. O tamanho da inovação é diretamente relacionado com o tamanho do impacto desta mudança. É algo que ocorre dentro das organizações, porém gera uma mudança externa. Dr. Ademir J. Petenate Ms. Marcelo M Petenate Dr. Virgilio F M dos Santos
Inovação é o processo de transformar idéias em produtos, processos ou serviços que tenham valor para a sociedade. Referência: MARIANO, S. R. H.; MAYER, V. F. Criatividade e Atitude Empreendedora
O IBGE define a inovação tecnológica como a introdução, no mercado, de um produto tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado ou, ainda, a introdução, na empresa, de um processo produtivo tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado. Referência: MARIANO, SRH; MAYER, VF Criatividade e Atitude Empreendedora
Conceito de inovação por Paulo Renato Cabral; Inovar, em suas diversas concepções, mais do que gerar e produzir o novo com sucesso, significa também correr riscos, conviver com a incerteza, gerar ideias e conviver com os erros e fracassos. Isso são atributos ligados ao comportamento humano, não dependem de leis ou incentivos, mas são favorecidos por estes.A inovação realmente só floresce quando se muda um mo-delo de pensamento, as leis e incentivos ajudam, mas não são suficientes. Nesse novo modelo mental, a competição dá lugar à colaboração, a hierarquia dá lugar ao trabalho em rede, a rigidez se transforma em liberdade, o risco significa oportunidade e o medo de errar representa aprendizagem. Retirado de http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-43952010000100012&lng=en&nrm=iso
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inova%C3%A7%C3%A3o
LOPES, D.P.T;BARBOSA, A.C.Q. Inovação: conceitos, metodologias e aplicabilidade. Articulando um constructo à formulação de políticas públicas - uma reflexão sobre a lei de inovação de Minas Gerais. Seminário de Economia Mineira, Diamantina, 2008. Disponível em http://goo.gl/BHfvGd
Por TAMIRIS VAZ
Maranville, S (1992), Entrepreneurship in the Business Curriculum, Journal of Education for Business, Vol. 68 No. 1, pp.27-31.
Entre os tipos de inovação temos também:
Inovação de processos - que buscam mudanças no processo produtivo a fim de ganhar tempo e economia. Com isso, oferendo produtos diversificados com preços competitivos.
Inovação Incremental - este tipo de inovação busca pequenas modificações no produto inicial, porém que fazem com que o produto seja visto de uma forma mais atrativa para os que já são consumidores do mesmo e também atrair novos consumidores.
Inovação Radical - traz mudanças drásticas no produto/serviço, o que representa um novo paradigma ao segmento do mercado.
Disponível em: http://inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/
Por: Alessandro Pires de Carvalho
Dr. Ademir J. Petenate
Ms. Marcelo M Petenate
Dr. Virgilio F M dos Santos
Marilya Italo
Referência:
MARIANO, S. R. H.; MAYER, V. F. Criatividade e Atitude Empreendedora
O IBGE define a inovação tecnológica como a introdução, no mercado, de um produto tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado ou, ainda, a introdução, na empresa, de um processo produtivo tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado.
Referência:
MARIANO, SRH; MAYER, VF Criatividade e Atitude Empreendedora
To Top