No âmbito da última aula prática de LPTIC, em que visualizámos alguns sites para a criação de banda desenhada, sugiro-vos este também.\nA banda desenhada é um meio privilegiado de comunicação, representando uma oportunidade única para trabalhar a literacia. A BD exige também interpretações a vários níveis, como verbal e icónico; e a aplicação de diferentes tipos de leitura em simultâneo.\n\nAna Raquel Coelho
Até ao dia 2 de Janeiro de 2011, encontra-se na Fundação Calouste Gulbenkian uma exposição de homenagem à arte de ensinar.
O Centro de Arte Moderna apresenta uma exposição singular: meia centena de artistas com um trabalho já consistente, de idades entre os 30 e os 50 anos, elegeram os professores que mais os tinham marcado no decurso do seu percurso académico. Dos nomes mais referenciados surgiram os oito artistas reunidos na mostra Os Professores, que tem curadoria de Isabel Carlos: Álvaro Lapa (na imagem), Ângela Ferreira, Eduardo Batarda, João Queiroz, Manuel Botelho, Miguel Branco, Pedro Morais e Rui Sanches. (Agenda Cultural de Lisboa
Como futuras profissionais de educação (educadoras e outros professoras) considero importante a visualização desta exposição, pois podemos observar através dos outros, aquilo que um dia puderam dizer de nós. Além do mais, alargamos o nosso conceito de arte e de ensino!
Desde Novembro de 2009 que sou seguidora assídua do blog da jornalista Isabel Coutinho, pois participei numa acção de formação sua, intitulada "Literatura na Internet".
Isabel Coutinho é jornalista do jornal Público, estando este blog associado ao mesmo. Desde 1996, a jornalista assina semanalmente a coluna Ciberescritas sobre o futuro dos livros, a presença de escritores na Internet e a relação entre as novas tecnologias e a literatura.
É um blog constantemente actualizado e de grande utilidade, na minha opinião, tanto a nível académico como pessoal, principalmente.
Ana Raquel Coelho
No mesmo âmbito, aconselho também a visualizarem mais dois blogues associados ao jornal Público, os quais:
- EDUCAR EM PORTUGUÊS (sobre livros, sistema educativo, reformas, tempos livres, pais, filhos e escolas, das autoras Ana Soares e Bárbara Wong)
- PÁGINA 23
A iniciativa é destinada ao público alvo em geral e tem lugar, dia 26 de Novembro de 2010 na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Sesimbra às 21h30 horas. As convidadas são Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela, que apresentam Histórias para Contar Consigo, um livro que nos leva a conhecer, através de uma viagem, a nossa maneira de pensar. Em forma de jogo, cada história termina com uma pergunta, que depois nos leva a outra história e num percurso que tranquiliza.
Assim vos deixo esta sugestão que considero útil. Além de nos conhecermos melhor, podemos encontrar novas formas de interagir em aula com "as nossas crianças."
Ana Raquel Coelho