Skip to main content

Home/ Groups/ Colabora E & A XXI
Paula Ugalde

Internet e Democracia Comunicacional: entre os entraves, utopias e o direito ... - 0 views

  •  
    PERUZZO, C. M. K. Internet e Democracia Comunicacional: entre os entraves, utopias e o direito à comunicação. In MARQUES DE MELLO, J.; SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: UMESP, 2005.
Paula Ugalde

http://portal.unesco.org/ci/en/files/26159/126398551119freedom_information_pt.pdf/freed... - 0 views

  •  
    Mendel, Toby Liberdade de informação: um estudo de direito comparado / Tody Mendel. - 2.ed. - Brasilia : UNESCO, 2009. Título original: Freedom of information: a comparative legal survey CI-2007/WS/15 1. Direito a Informação 2. Informação Púbica 3. Acesso a Informação 4. Disseminação da Informação 5. Publicações Oficiais 6. Editoração 6. Legislação em Comunicação 7. Instrumentos Internacionais 8. Legislação Comparada 9. Organizações Intergovernamentais 10. África do Sul 11. Azerbaijão 12. Bulgária 13. Estados Unidos da América 14. Grã Bretanha 15. Índia 16. Jamaica 17. Japão 18. México 19. Paquistão 20. Peru 21. Quirguistão 22. Suécia 23. Tailândia 24. Uganda
Paula Ugalde

https://samadeu.files.wordpress.com/2010/03/01_apresentacao_sergioamadeu_egibr.pdf - 0 views

  •  
    Liberdade na Internet por Sergio Amadeu da Silveira, 13.08.2014
Paula Ugalde

Guia rápido para não ser massa burra de manobra nas eleições - Parte 3 - Coti... - 0 views

  •  
    "Os Dez Mandamentos para Jornalista Profissional (ou Não) de Facebook e Twitter por Sakamoto 1) Não divulgarás notícia sem antes checar a fonte da informação. 2) Não divulgarás notícias relevantes sem atribuir a elas fontes primárias de informação. Um "cara gente boa'' ou uma BFF não é, necessariamente, fonte de informação confiável 3) Tuítes e posts "apócrifos", sem fonte clara, jamais serão aceitos como instrumento de checagem ou comprovação. 4) Não esquecerás que informação precede opinião. 5) Não repassarás informações que não fazem sentido algum só porque você não gosta do candidato ou candidata em questão. A disputa entre posições políticas deve ser baseada em um jogo limpo e não em invenciones. 6) Lembrarás que mais vale um tuíte ou post atrasado e bem checado que um rápido e mal apurado. E que um número grande de retuítes, compartilhamentos e "likes" não garante credibilidade de coisa alguma. 7) Não matarás - sem antes checar o óbito. 8 ) Não se esquecerás que a apuração in loco, por telefone e/ou por e-mail precede, em ordem decrescente de importância, o chute. 9) Não terás pudores de reconhecer, rapidamente e sem poréns, o erro em caso de divulgação ou encaminhamento de informação incorreta. 10) Na dúvida, não retuitarás, compartilharás ou darás "like" em coisa alguma. Pois, tu és responsável por aquilo que repassas e atestas. Ou seja, se der merda, você também é culpado."
Paula Ugalde

http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001229/122990por.pdf - 0 views

  •  
    A Declaração Universal sobre o Genoma e os Direitos Humanos, UUNESCO
Paula Ugalde

http://fronteiras.com/canalfronteiras/entrevistas/?16%2C176 - 0 views

  •  
    Fronteiras do Pensamento: entrevista a Mia Couto "Aprendemos a demarcarmo-nos do Outro e do Estranho como se fossem ameaças à nossa integridade, mesmo que ninguém saiba em que consiste essa integridade. Temos medo da mudança, medo da desordem, medo da complexidade. Precisamos de modelos para entender um universo (que é, afinal, um pluriverso ou um multiverso) e que foi construído em permanente mudança, no meio do caos e do imprevisível. Esses modelos simplificam o que só pode ser entendido como entidade complexa e complicam o que só em simplicidade pode ser apreendido. Temos medo dos que pensam diferente e mais medo ainda daqueles que, são tão diferentes, que achamos que não pensam. Vivemos em estado de guerra com a alteridade que mora dentro e fora de nós. Esse é o defeito original das fronteiras que fabricamos."
Paula Ugalde

http://videohero.com.br/imagens-de-graca/ - 0 views

  •  
    15 sites para baixar imagens de graça - VideoHero
Paula Ugalde

http://blog.scielo.org/blog/2014/08/07/o-que-podem-nos-fornecer-as-metricas-alternativa... - 0 views

  •  
    O que podem nos fornecer as "métricas alternativas" ou altimetrias | SciELO em Perspectiva "As altimetrias são ferramentas em fase experimental que tem, todavia, dois temas a resolver. O primeiro é técnico, e se refere à recopilação de dados com melhor cobertura, em diversos idiomas, e poder resolver ambiguidades. Isso poderá ser obtido, uma vez que existem padrões internacionais aceitos, da mesma maneira que se obtiveram em outras métricas como Counter, para a medição do uso de recursos eletrônicos. O segundo problema é mais complexo e tem a ver com a epistemologia, quer dizer, qual base teórica pode ser estabelecida para interpretar os dados obtidos por algoritmos de máquinas e deduzir de lá indicadores consistentes, confiáveis e inovadores. Se analisarmos a história do desenvolvimento da bibliometria e cienciometria clássica, levou cerca de 20 anos de discussões teóricas por eminentes especialistas para chegar a uma base de consenso de ferramentas e interpretações, pese a que, o mais famoso indicador que é o Fator de Impacto, segue, todavia levantando suspeitas e resistências."
Paula Ugalde

http://computerworld.com.br/blog/opiniao/2014/08/06/uma-nova-era-para-a-computacao-pess... - 0 views

  •  
    "A tendência é que o usuário utilize vários dispositivos simultaneamente. E o fato de poder contar com a conexão total, a qualquer hora e em qualquer lugar, é um dos principais atrativos para este comportamento. Para a vida digital que levamos hoje, é fundamental poder acessar dados, contas e a Internet de qualquer dispositivo com conexão rápida."
Paula Ugalde

Por uma pedagogia da descoberta | Bibliotecários Sem Fronteiras - 0 views

  •  
    "POR UMA PEDAGOGIA DA DESCOBERTA, 14/08/2014 "a experimentação, o conhecimento informal, aprendido nas vivências, os saberes tradicionais, transmitidos pelos mais velhos e a descoberta. A serendipidade (o princípio da descoberta) só existe quando há liberdade de escolha por caminhos diferentes e aleatórios. A descoberta se dá, principalmente, quando não estamos procurando exatamente aquilo. Bibliotecas são um excelente lugar para o exercício de serendipidade...
Paula Ugalde

Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis - 0 views

  •  
    "Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis Macedo, Claudia Mara Scudelari de Resumo: A educação on-line se tornou o meio preferível em relação às outras modalidades para facilitar o aprendizado e disponibilizar conteúdos educacionais. Sob o olhar da educação inclusiva, oferece novas oportunidades de acesso aos indivíduos que possuem alguma forma de desabilidade. Estes conteúdos incluem várias mídias e são criados em formatos diversos utilizando uma grande variedade de ferramentas de autoria. A utilização de diferentes mídias e tecnologias para suporte ao aprendizado tende a ampliar os problemas de acessibilidade que são intrinsecamente ligados à mídia de apresentação do conteúdo. Esta tese propõe um conjunto de diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis, com a intenção de orientar e contribuir com os professores conteudistas e desenvolvedores de objetos de aprendizagem na elaboração de materiais acessíveis pela disponibilização de mídias alternativas ou equivalentes. Neste trabalho, entende-se objetos de aprendizagem como conteúdo particular, que pode ser disponibilizado em ambientes de aprendizagem, em repositórios específicos ou na web, e que além de ser um objeto de informação, possuem um objetivo de aprendizagem bem definido que pode ser mensurável; o que os distingue dos demais conteúdos distribuídos na internet. As diretrizes criadas são fundamentadas na análise e na convergência dos "Princípios de Design Universal", com as "Recomendações de Criação de Conteúdo Acessível para web" do W3C, e com as "Melhores Práticas para Produção de Aplicativos e de Conteúdo Acessível" apresentadas nas guias do Instructional Management Systems (IMS). A amostra de experimentação das diretrizes, de abordagem neutra no que se refere às teorias educacionais e de design instrucional, foi testada por um grupo de especialistas que desenvolve e disponibiliza conteúdo em ambientes
Paula Ugalde

http://www.cetic.br/usuarios/tic/2012/apresentacao-tic-domicilios-2012.pdf - 0 views

  •  
    apresentação da pesquisa TIC Domicílios 2012
Paula Ugalde

http://www.cetic.br/publicacoes/2012/tic-domicilios-2012.pdf - 0 views

  •  
    Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil [livro eletrônico] : TIC Domicílios e Empresas 2012 = Survey on the use of information and communication technologies in Brazil : ICT Households and Enterprises 2012 / [coordenação executiva e editorial / executive and editorial coordination, Alexandre F. Barbosa ; tradução /translation DB Comunicação (org.)]. -- São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.
Paula Ugalde

Revista Espaço Aberto 156 | Suplementos Alimentares - 0 views

  •  
    TIC KIDS ONLINE BR 2012, Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) Pesquisa mapeou "oportunidades e riscos associados ao uso da internet por crianças e adolescentes brasileiros."
Paula Ugalde

Aprenda a educar (com tecnologia) Número 6 - 0 views

  •  
    "Aprenda a educar (com tecnologia) Número 6"
Paula Ugalde

http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/31 - 0 views

  •  
    "REFLEXÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS SOBRE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Nelson Luca Pretto, Nicia Cristina Rocha Riccio, Socorro Aparecida Cabral Pereira"
« First ‹ Previous 141 - 160 Next › Last »
Showing 20 items per page