Skip to main content

Home/ Adufrj-SSind/ Filiação Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) à AAENFF
Luis Acosta

Filiação Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) à AAENFF - 0 views

started by Luis Acosta on 05 Mar 11
  • Luis Acosta
     


    Filiação Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) à AAENFF






    Comunicamos, com grande prazer e orgulho, a filiação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) à Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes.


    Trata-se do primeiro sindicato nacional de trabalhadores a assumir enquanto tal a defesa de nossa escola, o que, obviamente, reforça o nosso ânimo e abre novas perspectivas de atuação.


    Em 2010, fomos convidados pela diretoria do ANDES-SN e tivemos a honra de participar de seu congresso nacional, realizado em Fortaleza, em junho assim como representante de sua diretoria Helvio Mariano visitou a nossa escola, em julho. A parceria será agora desdobrada em várias atividades conjuntas, já planejadas para vários estados ao longo de 2011.


    Acreditamos que a iniciativa aberta pelo ANDES-SN cria um modelo que poderá ser adotado em relação ao movimento sindical como um todo, já que os nossos interesses são o único e o mesmo: elevar o grau de consciência teórica e política da juventude e da classe trabalhadora.


    http://portal.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=4441


    Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN
    Data: 20/02/2011


    Contribuições solidárias a ENFF e Auditoria Cidadã da Dívida são aprovadas no 30º Congresso


    Na noite deste sábado (19/2), a plenária do 30º Congresso do ANDES-SN deliberou contribuições mensais do Sindicato, no valor de R$ 1.500,00, à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e para a Associação Auditoria Cidadã da Dívida, por um período de 12 meses.


    A história da ENFF começou nos idos de 1996, quando surgiu no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a necessidade da existência de um espaço de formação da militância, de troca de experiências e de debate sobre a necessidade de transformação social. Em 2005, após um processo de construção coletiva e solidária, a Escola foi inaugurada.


    Localizada em Guararema (SP), a escola tem o objetivo de ser um espaço de formação superior plural nas mais diversas áreas do conhecimento, não só para os militantes do MST, como também de outros movimentos sociais rurais e urbanos, do Brasil e de outros países da América Latina. Por ela, já passaram já mais de 16 mil educandos, cerca de 500 professores voluntários e quase 2 mil visitantes de todo o mundo. Atualmente, a Escola passa por um estrangulamento econômico em função da ofensiva contra os movimentos sociais e suas formas de organização.


    A partir da leitura de que o enfrentamento à política de endividamento público precisa ser fortalecido, o ANDES-SN aprovou, também, a contribuição do mesmo valor, por 12 meses, à Associação Auditoria Cidadã da Dívida. A organização teve origem a partir do resultado do Plebiscito da Dívida Externa, promovido em 2000 pela Rede Jubileu Sul Brasil. A organização analisa o processo de endividamento do país, apontando as causas, a partir de do documentos e estudos que resgatam o processo histórico do endividamento.


    "Acreditamos que é uma obrigação do Sindicato exercer a solidariedade de classe, prestando apoio a iniciativas de educação popular e ao fortalecimento do enfrentamento à ameaça de retirada de direitos, causada em grande parte pelo crescimento da dívida", avalia Helvio Mariano (foto à direita), 1º Tesoureiro do ANDES-SN.





To Top

Start a New Topic » « Back to the Adufrj-SSind group